igreja católica

Fim de semana de celebração à Nossa Senhora de Fátima

O tema da festa deste ano é Nossa Senhora de Fátima, Mãe do Povo de Deus, em referência ao poder do povo católico nos compromissos da igreja

Publicado em: 11/05/2018 19:36 | Atualizado em: 11/05/2018 21:42

Foto: Roberto Ramos/DP
O fim de semana será de celebrações para a comunidade católica fiel à Nossa Senhora de Fátima. Em memória à primeira aparição da virgem, o Santuário Arquidiocesano, localizado no antigo colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista, está realizando desde a última quinta-feira uma festa comemorativa. Neste sábado, a programação terá oito horas de eventos, com missa e oficina de orações. No domingo, serão lançados dois livros, um CD e haverá ainda uma missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O tema da festa deste ano é “Nossa Senhora de Fátima, Mãe do Povo de Deus”, em referência ao poder do povo católico nos compromissos da igreja. “Celebramos neste ano a importância dos cristãos leigos atuando na evangelização.Trazê-los para o cenário participativo é muito importante, pois nossa igreja é feita de cristão e não só de bispos, padres e papa. Nós agimos porque temos um povo de Deus”, explicou o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recife, padre Antônio Mota.

Segundo ele, Maria foi a primeira leiga a servir em obediência, fé e missão à vida de Jesus. Neste ano, o Santuário Arquidiocesano, o primeiro no mundo erguido em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, foi repaginado para a festa e ganhou no altar um painel para simbolizar a aparição da virgem. Foram pintados uma azinheira (árvore de copa alta) e os três pastorinhos ao pé da vegetação.

Neste sábado, a programação começa às 11h, com a recitação de mil ave marias pelo terço dos homens. Haverá, às 16h, uma oficina de orações e também uma novena. Às 19h, acontece uma missa celebrada pelo padre Mailson Régis de Queiroz. Já no domingo, quando ocorreu há 101 anos a primeira aparição da santa, a programação tem início às 6h, com uma alvorada e o ofício de Nossa Senhora. Ao longo do dia, haverão cinco missas.

A primeira delas acontece às 6h30, com o padre André Araújo. Em seguida, ocorre um café comunitário. Outras três missas estão programadas para a manhã. À tarde, o destaque fica por conta do lançamento dos livros A Virgem Maria no ano Litúrgico e Sagrado Primitivo e do CD com canções marianas, do padre João
Carlos. A missa com dom Fernando Saburido ocorre às 19h, encerrando ascomemorações.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima começou em 13 de maio de 1917, quando ela teria aparecido para três crianças (Jacinta, Lúcia e Francisco) em um lugar chamado de Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Nos cinco meses seguintes, sempre aos dia 13, ocorreram mais cinco aparições. Às crianças, Nossa Senhora
teria feito uma sequência de aparições. No Recife, o Santuário Arquidiocesano foi inaugurado em dezembro de 1935, com projeto arquitetônico do francês Georges Mounier. O templo guarda os restos mortais do padre José Aparício, confessor de Lúcia, que a teria ajudado no discernimento dos pedidos da santa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL