BOA CAUSA

Exposição homenageia mães de crianças com microcefalia

Dez fotos estão expostas até 2 de junho no Piso L3 do shopping RioMar Recife.

Publicado em: 20/05/2018 15:17

O Projeto Anjos antecipou para este domingo a abertura da Exposição Asas de Anjos que faz uma homenagem às 200 mães e madrinhas que se desdobram para dar assistência a crianças com microcefalia. As organizadoras do projeto, Jacira Salsa e Ana Silvia Moutinho sortearam dez das 200 mães que foram retratadas pelo fotógrafo Gleyson Ramos em fotografias que estão expostas até o dia 2 de junho no Piso L3 do shopping RioMar Recife. “São fotos retratando o amor, a cumplicidade, entre mãe, filha, filho e madrinha”, diz Ana Silvia Moutinho.

São com histórias de amor e superação de mães que tiveram que abdicar de profissões e, em muitos casos, foram abandonadas pelos maridos, e ainda há situação mais difícil, como a que motivou o nascimento do projeto, no ano passado. Uma das crianças atendidas foi abandonada pelo pai e pela mãe e uma tia paterna precisou recorrer à Justiça para conseguir assumir a assistência à sobrinha. 

Segundo Ana Silvia Moutinho, o projeto conseguiu muita ajuda desde então, mas persiste a busca de apoio e ajuda e há um cadastro de 200 crianças que recebem fralda e leite e já foram contempladas com cadeirinhas próprias para suas necessidades. As famílias são assistidas com cestas básicas e a inserção em programas de saúde, além de receberem materiais recebidos em doações.

Necessidade - A mesma complexidade da assistência requerida pelas mães de crianças com microcefalia também se reflete na necessidade de materiais muito mais específicos e caros do que outras mães carentes. Além de fraldas tamanho GG, as crianças precisam muito de leite em pó Fortini, específico para uso em sondas quando não há possibilidade de engolir alimentos, e leite em pó integral. Quem desejar doar por fazer contato pelos celulares (81)97111-2233 e (81)98848-2018.

Para ampliar a capacidade de assistência, na próxima sexta-feira, 25, quando completa um ano de ações, a iniciativa vai se transformar no Instituto Consuelo Souza - Projeto Anjos, antecipa Ana Silvia Moutinho. “É uma homenagem à avó de Jacira Salsa, que fez com que ela fosse voltada a ajudar”, diz. Diretora administrativa da Faculdade Olinda (Focca), ela deu início com a inserção da questão da assistência às crianças com microcefalia no foco do projeto Viva Olinda, voltado à assistência a comunidades carentes olindenses, contando com a parceria de Jacyra, que é diretora social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Olinda. 

Madrinhas - O Projeto Anjo também tenta sensibilizar pessoas a se candidatarem a madrinhas e padrinhos das crianças conforme suas condições. Até agora só há dez madrinhas, dentre arquiteta, designer de jóias, empresárias, jornalistas e médicas. Mais informações sobre como se tornar madrinha ou padrinho de crianças assistidas podem ser obtidas pelos celulares (81)97111-2233 e (81)98848-2018..

Serviço:
Exposição Asas de Anjos
Até 2 de junho no Piso L3 do shopping RioMar Recife
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL