Ação preventiva

Programa para localizar celular roubado é divulgado em terminais de ônibus

Programa, que ajuda localizar aparelhos roubados, já é referência nacional.

Publicado em: 10/04/2018 07:41 | Atualizado em: 10/04/2018 07:48

Cerca de 350 aparelhos celulares foram devolvidos aos donos entre março e outubro do ano passado. Foto: Anamaria Nascimento/DP.

A Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), da Polícia Militar de Pernambuco, vai promover nesta terça-feira, dia 10, das 8h às 10h, uma ação simultânea em onze terminais de ônibus do Grande Recife, para divulgar e conscientizar a população sobre a adesão ao programa Alerta Celular, ferramenta que já virou referência nacional, por ajudar de forma significativa o combate ao roubo de aparelhos no Estado. Os comandos dos Batalhões de área escolheram os terminais que serão beneficiados nesta primeira iniciativa.

São eles, o Terminal Integrado de Ouro Preto (1º BPM), Terminal Integrado de Cajueiro Seco (6º BPM), Terminal Integrado da Macaxeira (11º BPM), Terminal Rodoviário Prefeito Antônio Pereira – TIP (12º BPM), Terminal Integrado da Caxangá/Praça do Derby (13º BPM), Terminal Integrado Joana Bezerra/Estação Central do Recife (16º BPM), Terminal Integrado Pelópidas Silveira (17º BPM), Terminal Integrado do Cabo (18º BPM), Terminais Integrados Tancredo Neves e Aeroporto (19º BPM), Terminal Integrado de Timbi (20º BPM) e Terminal Integrado de Jaboatão (25º BPM). No local, ainda haverá a possibilidade de realizar, na hora, o cadastro no sistema do Alerta Celular, um processo bastante simples e rápido, que também pode ser feito no portal da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br), acessando a ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página. 

Para a polícia fazer a devolução, a SDS precisa saber o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (Imei) do aparelho. O Imei é um número de identificação que todo celular tem na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para saber o código do aparelho, basta digitar, no smartphone, *#06# que a sequência numérica aparecerá no visor. O Imei também pode ser obtido na nota fiscal ou na caixa do telefone.

Após registrar o aparelho na plataforma, em caso de roubo ou furto, basta protocolar uma ocorrência informando o número de Imei do aparelho previamente cadastrado. O aparelho ficará com um alerta em seu registro como roubado ou furtado. Por meio deste registro, a polícia identificará o aparelho e terá acesso ao possuidor ilegal para devolvê-lo ao verdeiro dono. O cadastro também pode ser feito no site da SDS por pessoas que não foram vítimas da violência. Entre março e outubro do ano passado, 350 aparelhos foram devolvidos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL