Diario nos bairros

Parque da Jaqueira há 33 anos fazendo parte da rotina do recifense

Publicado em: 20/04/2018 08:42 | Atualizado em: 20/04/2018 09:13

A Jaqueira é o terceiro maior parque da cidade, atrás apenas do Parque de Exposições do Cordeiro e do Parque Santana Ariano Suassuna. Foto: Peu Ricardo / DP
O Parque da Jaqueira faz parte da memória afetiva de muitos recifenses. É para onde as lembranças de infância levam ao recordar brincadeiras ao ar livre. Parte fundamental da história da capital pernambucana e da valorização da Zona Norte da cidade, a área pública congrega pessoas de todas as idades, das diferentes localidades da Região Metropolitana e com os mais diversos interesses. Com 33 anos de funcionamento, o parque oferece estrutura para quem quer ler, se exercitar, brincar, fotografar e até comemorar aniversários. 

A área verde onde, desde 1985 funciona o parque, já foi sítio, campo de futebol e plano para receber loteamentos de casas para funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Hoje, é o terceiro maior parque da cidade, atrás apenas do Parque de Exposições do Cordeiro e do Parque Santana Ariano Suassuna. 

A estrutura completa do parque conta com três playgrounds divididos de acordo com a faixa etária das crianças, com brinquedos em ferro e madeira, escorregos, balanços, gangorras, “foguetão”, brinquedos inclusivos para crianças com deficiência e tirolesa, pista de cooper, espaço para patinação, pista de bicicross, pista para ciclistas, circuito para exercícios, capela e uma Academia Recife. 

Além disso, está instalado lá um econúcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, espaço que completa três anos neste mês e abriga atividades educativas permanentes, como jogos digitais, brincadeiras, contação de história, esquetes teatrais, viveiro de mudas nativas e um minhocário. O espaço, ainda pouco usado pela população, oferece oficinas feitas por arte educadores voltadas para as crianças aprenderem brincando. 

De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, órgão responsável pela gestão do Parque da Jaqueira, não há intervenções ou projetos de melhorias programados para este ano. O Diario passou uma tarde no principal parque da Zona Norte da cidade e conta, a partir dos olhares de seus frequentadores, quais são os diversos usos desse espaço público. 
Opções 

A Zona Norte também tem mais três parques públicos abertos todos os dias para a população. No Parque Santana, o visitante pode jogar tênis, frequentar a Academia Recife e até levar seu cachorro para se exercitar, no Parcão, entre outras atividades.   
O Parque da  Macaxeira tem campo de futebol, duas quadras poliesportivas, pista de bicicross, skatepark, dois parques infantis, pista de cooper, ciclovia e uma Academia Recife.  No Parque Apipucos, o visitante também encontra pista de cooper, brinquedos infantis, academia ao ar livre e espaço para eventos. 

Opções - A Zona Norte também tem mais três parques públicos abertos todos os dias para a população. No Parque Santana, o visitante pode jogar tênis, frequentar a Academia Recife e até levar seu cachorro para se exercitar, no Parcão, entre outras atividades.   O Parque da  Macaxeira tem campo de futebol, duas quadras poliesportivas, pista de bicicross, skatepark, dois parques infantis, pista de cooper, ciclovia e uma Academia Recife.  No Parque Apipucos, o visitante também encontra pista de cooper, brinquedos infantis, academia ao ar livre e espaço para eventos. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL