CHUVAS

Olinda registra escorregamento de barro e enfrenta situação de alerta

Secretário executivo de Defesa Civil coloca três equipes em regime de plantão e prepara quarta equipe para enfrentar riscos.

Publicado em: 08/04/2018 13:20 | Atualizado em: 08/04/2018 17:21

“A situação de Olinda é tranquila, porém inspira monitoramento e cuidados”, disse há pouco o titular da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda (SEDC), Cristiano Arruda, numa uma base de trabalho instalada na Ilha de Santana, próximo do bairro de Jardim Atlântico. “Chover 87 milímetros é algo preocupante em Olinda”, destacou, acrescentando que tinha três equipes trabalhando e preparava a formação de uma quarta equipe e indicando que o caso mais complicado foi o escorregamento de barro que atrapalha o fluxo na Rua Gibraltar, no Córrego da Bondade.

O incidente da Rua Gibraltar motivou uma operação especial que garantiu oquefoichamado de "drenagem artesanal" para viabilizar o escoamento das águas. Nesta segunda-feira será realizada terraplanagem do solo com a utilização de máquinas, possivelmente uma retroescavadora. Não foram registrados danos nem vítimas e o trânsito foi liberado. Uma das equipes de plantão foi deslocada para o Córrego da Bondade enquanto outra atendia o Córrego do Abacaxi, em Caixa d’Água. Integrada por engenheiros, a terceira equipe realizava levantamento de danos em residências, até então sem nenhum caso registrado.

A SEDC recebeu muitos pedidos de instalação de lonas plásticas. “O telefone não para de tocar”, disse uma telefonista. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil de Olinda, Cristiano Arruda. O efetivo vai permanecer em alerta por conta da previsão de chuvas que motivou o alerta de chuvas fortes da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), renovado para até toda a segunda-feira.

Recife - Município com maior concentração da chuva na área litorânea de Pernambuco segundo a Apac, a Capital tem informações de alagamentos e de famílias com residências invadidas pela água e com perda de bens. O Diario de Pernambuco buscou informações sobre a situação do monitoramento com a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), sem sucesso. 

Saiba mais:
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL