Luta

Cerca de 200 famílias do MTST ocupam prédio abandonado na Praça do Diário

A ocupação foi batizada de Marielle Franco em homenagem a vereadora assassinada no Rio de Janeiro

Publicado em: 20/03/2018 10:44 | Atualizado em: 20/03/2018 14:36

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), se trata de um edifício abandonado que acumula mais de um milhão e meio em dívidas de IPTU. Foto: Facebook/Reprodução

As mulheres sem teto do Recife ocuparam, na manhã desta terça-feira (20), um prédio abandonado na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A ação foi batizada de Ocupação Marielle Franco - Pelas mulheres negras que movem estruturas. Cerca de 200 famílias se instalaram no local. 

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), se trata de um edifício abandonado que acumula mais de um milhão e meio em dívidas de IPTU. "Dinheiro sonegado à população que poderia servir para melhoria das condições de vida de uma parte da população do Recife que ainda sofre com o problema da moradia. E, como este, existem outros milhares de imóveis ociosos e devedores enquanto mais de 70 mil famílias lutam para ter o direito à moradia", enfatiza o movimento.

Além da reivindicação por moradia, o MTST ressalta a necessidade de políticas públicas eficazes para as mulheres como ampliação dos números de casas de acolhimentos, creches, entre outros serviços. "Infelizmente, a caminhada de luta das mulheres é traçada com diversas perdas e, nesse sétimo dia, viemos fazendo uma homenagem à companheira Marielle Franco. A brutal execução que sofreu por sua trajetória de lutas por direito da periferia, das mulheres e da população negra, e de denúncia das violências cotidianas contra esses grupos, não nos fará silenciar", afirma a nota. 

De acordo com nota enviada ao Diario, a Polícia Militar informou que foi acionada para uma ocorrência de invasão na manhã desta terça-feira e que segue monitorando a ação considerada pacífica. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL