Saúde

Morte de criança é segundo caso de óbito suspeito de arbovirose do ano em Pernambuco

Menino de um ano morava no município de Iguaracy, Sertão do estado e faleceu no dia 31 de janeiro quando era transferido para Caruaru

Publicado em: 08/02/2018 08:01 | Atualizado em: 08/02/2018 08:42

Criança de um ano é segundo caso de morte por suspeita de arbovirose do ano em Pernambuco. Foto: AFP/ Arquivo

Registrada a segunda morte por suspeita de arboviroses este ano em Pernambuco. A vítima é uma criança de apenas um ano de idade. O menino morava no município de Iguaracy, no Sertão do estado. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, o paciente foi inicialmente tratado no hospital do município e, diante da gravidade do caso, foi encaminhado para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mas morreu durante a transferência.

A morte foi registrada no dia 31 de janeiro, mas o caso só foi divulgado nesta quarta-feira, durante a publicação da edição mais recente do boletim de monitoramento de dengue, zika e chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ocorrência está sendo analisada pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses de Pernambuco.

O primeiro caso de morte suspeita de arboviroses este ano em Pernambuco aconteceu no dia
27 de janeiro. A vítima foi uma mulher de 39 anos, moradora da cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O resultado da análise dos dois casos deve ser ser anunciado em um prazo de até 70 dias.

De 1º de janeiro de 2018 até o dia 3 de fevereiro, Pernambuco registrou este ano 548 notificações de dengue, sendo 32 destas confirmadas. A chikungunya ocupa o segundo lugar no ranking, com 155 notificações e oito confirmações. Até agora o Estado não tem nenhum caso de zika confirmado, apesar das 26 notificações. Nenhuma morte por qualquer uma das três doenças foi confirmada até o momento. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL