Fiscalização

Vigilância Sanitária apreende alimentos e itens fora da validade na praia de Boa Viagem

A ação ocorreu em três praias da Zona Sul do Recife, nos bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa

Publicado em: 06/01/2018 17:45 | Atualizado em: 06/01/2018 19:15

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)


Durante toda a manhã deste sábado (6), a Vigilância Sanitária visitou a orla da cidade para realizar a fiscalização de diversos itens de alimentos e comércio no local, apreendendo todo material fora da validade ou sem qualidade de uso, dentre eles sacos de gelo sem o selo de inspeção e alimentos sem registro. 

A ação ocorreu em três praias da Zona Sul do Recife, nos bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. O objetivo era simples: evitar a ocorrência de doenças como diarreia aguda isolada e outros surtos. “Vamos fazer um diagnóstico da situação para identificarmos o perfil do comércio de alimentos, e com isso promover capacitações em boas práticas de serviços de alimentação para os vendedores”, afirma a gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife, Daniele Feitosa. O trabalho foi promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com fiscais da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e de policiais militares.

O início do trabalho foi a partir das 8h, na Rua Desembargador João Paes, próximo ao Hotel Vila Rica, em Boa Viagem. Os profissionais, percorreram a faixa de areia e os 476 quiosques cadastrados do calçadão. A ideia era passar informações aos comerciantes sobre os produtos que estam sendo vendidos à população. 

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)

Para o vendedor ambulante, Ironi Urbano, 67 anos, que atua na praia de Boa Viagem há 37. “O trabalho é extremamente importante”, porém, “deve vir sempre acompanhado de informação”. Ele conta que teve dois sacos de gelo, utilizados para resfriar as bebidas, apreendidos, pois mas não sabia da exigência, imposta pela legislação,  de que o produto deve possuir o selo de qualidade.

Durante todo o mês de janeiro serão realizadas outras ações de fiscalização, que ocorrerão sempre aos sábados e domingos. O projeto se prolongará até o início de março. A equipe conta com seis inspetores sanitários por dia, além dos fiscais da Dircon.

O turista, Irapuã Mercena, 54 anos, concorda com o ambulante, “a fiscalização é essencial, garante a qualidade do que a gente come, mas o trabalhador não deveria ser penalizado. A fiscalização maior deveria ser na fábrica e em quem vende esse gelo”, argumentou. 

Controle Urbano

Com o objetivo de garantir a melhoria no trânsito de pessoas na orla de Boa Viagem, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), após uma ação de ordenamento, realizada na faixa de areia, ofertou aos barraqueiros capacitações, sobre a disposição dos guarda-sóis e cadeiras, para que os banhistas possam usufruir da praia sem que, necessariamente, tenham que se instalar em alguma barraca.

O agente Jair Melo, explica que, “como o trabalho de orientação já é feito há algum tempo”, a fiscalização, iniciada agora em janeiro, tem como função, “apenas a manutenção dos sete espaços”, que tem entre 10 e 20 metros, onde “podem ser distribuídos os equipamentos dos barraqueiros” e “atuar sob indivíduos que não respeitarem as leis sobre poluição sonora”.

(Com informações de Leonardo Malafaia)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL