Investigação

Pernambuco é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada em Santa Catarina

A Operação Zona Cinzenta vai cumprir 61 mandados de busca e apreensão em 18 estados e no Distrito Federal

Publicado em: 16/01/2018 09:44 | Atualizado em: 16/01/2018 10:31

Equipamentos foram apreendidos em Camaragibe nesta terça-feira. Foto: PFPE/Divulgação
A Polícia Federal de Santa Catarina deflagrou uma operação, nesta terça-feira (16), de combate a fraude na importação de equipamentos médicos, onde serão cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 18 estados e no Distrito Federal. Pernambuco está na mira dos agentes, informou a PF. 

A operação, batizada Zona Cinzenta, investiga criminosos que atuaram na cidade de Dionísio Cerqueira, no Sul do país, contrabandeando equipamentos de diagnóstico médico através da Aduana de Controle Integrado (ACI) do município. Os mandados buscam a materialidade das provas.

Serão cumpridos mandados em Santa Catarina, Alagoas, Amapá, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. Estão sendo investigados empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro responsável pelo repasse de recursos ilícitos ao grupo. Os principais envolvidos foram indiciados por corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, facilitação do contrabando e falsidade ideológica. 

A investigação iniciou a partir de apreensão de carga de equipamentos médicos em outubro de 2013. Foram apreendidos tomógrafos, mamógrafos, dentre outros equipamentos avaliados em R$ 3 milhões. Na primeira fase, a PF apreendeu 24 equipamentos médicos clandestinos. As pessoas que participaram da compra de equipamentos foram identificadas. As compras foram feitas entre 2011 e 2015. Ainda segundo a PF, o grupo investigado sonegou tributos federais que causaram prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 20 milhões. 

EM PERNAMBUCO
Os Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades de Paulista, em um depósito de uma empresa de materiais hospitalares, em Camaragibe, em uma clínica particular de mamografia, radiografia e endoscopia e em Serra Talhada, em um hospital da cidade. Apenas um equipamento de mamografia foi apreendido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL