Saúde Pacientes com HIV denunciam falta de medicamentos em Pernambuco A distribuição foi suspensa nos principais hospitais do estado

Publicado em: 19/12/2017 21:25 Atualizado em: 19/12/2017 22:00

Fotos: Marcos Santos / USP Imagens
Fotos: Marcos Santos / USP Imagens

Os pacientes com HIV reclamam da dificuldade em retirar a medicação para o tratamento em unidades de saúde administradas pelo governo. A ONG Gestos oficializou uma denúncia, nesta terça-feira, junto a Promotoria do Direito à Saúde do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Entre os medicamentos em falta estão o Dauronavir, Ritonavir, Biovir e Efavirenz em hospitais como Oswaldo Cruz, Correia Picanço, Barão de Lucena e Imip.

"A falta de medicação viola o direito humano à vida, à saúde e prejudica os cidadãos e as cidadãs que vivem com HIV e AIDS em Pernambuco, que não podem interromper seus tratamentos sob pena de ficarem resistentes à medicação e prejudicarem suas saúde e vidas", destaca o documento oferecido pela ONG.

Pernambuco ocupa o primeiro lugar no Nordeste em números de casos de AIDS e de óbitos em decorrência do vírus. O tratamento gratuito para o HIV/Aids no Brasil é um direito conquistado desde 1996. Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que a previsão é que os remédios cheguem ainda esta semana nos pontos de distribuição. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL