TRÂNSITO Bares do entorno de Casa Forte recebem campanha contra direção sob efeito de álcool Um dos estabelecimentos foi o Autobar, onde João Victor Ribeiro de Oliveira esteve pouco antes de matar Maria Emília Guimarães e Roseana Maria de Brito Souza, grávida, deixando feridos Miguel Arruda, a menina Marcela e o menino Miguel, que morreria depois.

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 14/12/2017 21:49 Atualizado em: 14/12/2017 23:12

Equipe do Detran-PE utiliza recursos como óculos que simula visão turva para conscientizar motoristas sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool. Foto Jô Lima-Detran-PE/Divulgação (Equipe do Detran-PE utiliza recursos como óculos que simula visão turva para conscientizar motoristas sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool. Foto Jô Lima-Detran-PE/Divulgação)
Equipe do Detran-PE utiliza recursos como óculos que simula visão turva para conscientizar motoristas sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool. Foto Jô Lima-Detran-PE/Divulgação

Um efetivo do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realizou nesta noite nova ação da Campanha Verão, percorrendo bares para promover a conscientização contra a associação de direção de veículos por pessoas sob efeito do álcool. Foram visitados seis estabelecimentos, incluindo o Autobar, em Santana, onde João Victor Ribeiro de Oliveira, 26 anos, esteve no dia 26 do mês passado, pouco antes de, alcoolizado, em alta velocidade, ultrapassar sinal vermelho com um Ford Fusion e colidir contra a SUV RAV4, matando Maria Emília Guimarães da Motta Silveira, 39, e Roseana Maria de Brito Souza, 23, grávida de quatro meses, deixando feridos Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, 46, Marcela Guimarães, 5, e o menino Miguel Neto, 4, que morreria depois. 

 

Cordenadora de Educação para o Transito do Detran-PE, Luciana Carvalho explica que este ano a campanha começou em Olinda, passou pelos bairros Encruzilhada e Rosarinho, na Região Norte do Recife, e hoje fez a área circunvizinha de Casa Forte, visitando estabelecimentos que costumam reunir grande público em confraternizações. Além do Autobar foram visitados o Guiamum Gigante, no Parnamirim; Recanto Paraibano e Real Botequim, em Casa Forte; e Barchef Mercado Gourmet e Venda de Seu Antônio, no Poço da Panela. 

 

Como se trata de uma ação educativa, a equipe de 15 pessoas faz uso de apetrechos para evidenciar o perigo de se dirigir sob efeito do álcool, como óculos que simulam a visão turva. Também distribuem medalhas para "amigos(as) da vez" que se mantêm sóbrios para transportar os demais, e etilômetros descartáveis para serem utilizados por quem bebe na manhã seguinte, para perceberem que ainda estão sob o efeito da bebida. "Com os óculos eles percebem que não conseguem sequer agarrar um objeto, quanto mais dirigir", explica Luciana Carvalho. Na noite desta quinta-feira foram alcançadas 80 pessoas. 

 

Mesmo com as campanhas educativas, nas blitz coercitivas de cinco a seis motoristas acabam em flagrantes de direção sob efeito de álcool em dias comuns. Em dias de espetáculos e grandes eventos chega a 20 por noite. "É muito! O pessoal ainda não se conscientizou", lamenta o gerente de fiscalização do Detran-PE, Paulo Taz.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL