Tráfico Policia Federal realiza maior apreensão de metanfetamina no Aeroporto dos Guararapes Operação, que teve apoio da Receita Federal, prendeu dois suspeitos por tráfico internacional de drogas

Publicado em: 23/11/2017 06:36 Atualizado em:

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, na madrugada desta quarta-feira, um homem e uma mulher com 4,7 kg da droga metanfetamina no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. O operador de produção de 21 anos de Bom Conselho Edson Santana e Silva e designer de Fortaleza, de 19 anos, Glória Oliveira da Silva, foram detidos por volta das 4h durante fiscalização de rotina para reprimir o tráfico internacional de entorpecentes.

Os policiais abordaram os jovens passageiros depois que eles demonstraram inquietação, impaciência e nervosismo. As bagagens foram submetidas ao aparelho de raios “x” da Receita Federal qu iidentificou dois objetos de formato estranho acondicionados em um fundo falso. Dentro das malas foram descobertos dois invólucros de formato retangular contendocuma substância pastosa que, ao passar pelo exame narcoteste, resultou positivo para a droga denominada “metanfetamina”, totalizando um peso bruto de 7,4Kg, a maior apreensão deste tipo de entorpecente no aeroporto local.

Os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram levados para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabaram sendo autuados por tráfico internacional de entorpecentes. Caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão. Os presos passaram pela audiência de custódia e a mulher foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina e o homem para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficarão à disposição da Justiça Federal. Além da droga também foram apreendidos cartão de embarque, passaportes e dois aparelhos celulares.  

Durante o interrogatório, o preso informou que conheceu um traficante de ecstasy numa festa de música eletrônica em Santa Catarina que lhe fez uma proposta de ir até Amsterdã, na Holanda buscar metanfetamina. Como a viagem teria que ser feita por um casal resolveu chamar uma mulher que havia conhecido numa casa de shows. Os dois foram para Amsterdã, onde pegaram a droga e depois saíram de Portugal com destino ao Brasil. A droga seria entregue em São Paulo. mas ambos não informaram quanto iriam receber pelo transporte da Europa para o Brasil. O suspeito ainda afirmou que a mulher que estava com ele não sabia que ele estava indo para Europa buscar drogas.

A metanfetamina é produzida na Europa, mas principalmente no Afeganistão., na Ásia. É uma droga ilícita da mesma categoria que a cocaína. Os usuários fazem uso desta substância cheirando, fumando ou injetando com seringas. Os efeitos geralmente duram cerca de 6 a 8 horas, mas podem durar até 24 horas. Provoca danos terríveis à saúde como perda de memória, agressão, comportamento psicótico, danos coronários e cerebrais potenciais. A metanfetamina causa dependência extrema e por sua substância ser altamente concentrada, muitos usuários dizem ter ficado viciados apenas na primeira vez que a usaram.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL