Diario urbano No critério visibilidade, Outubro Rosa cumpre o propósito

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 18/10/2017 08:37 Atualizado em:

No critério visibilidade, o Outubro Rosa cumpre o propósito da campanha, iniciada no país no início da década passada. Fachadas de prédios públicos iluminadas dão o recado. Cartazes e faixas em portas de empresas e organizações não-governamentais, idem. Nas redes sociais, os laços rosas completam o espírito da campanha. Paralelamente, palestras, seminários, mutirões para exames gratuitos e arrecadações de donativos se multiplicam nas iniciativas públicas e privadas. Em Petrolina, o aeroporto recebe lenços para doar a mulheres em tratamento quimioterápico. No Recife, a OAB Pernambuco realizou ontem uma mesa-redonda e uma palestra. Amanhã o lembrete da campanha, na capital, ficará por conta do Sindicato dos Médicos, ao lançar uma exposição fotográfica e uma série depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama. Em meio à programação, os médicos alertam para a importância do autoexame e também dos exames de maior precisão. Exemplos da mamografia e da ultrassonografia de mama, serviços a que milhares de mulheres não têm acesso, especialmente as mais pobres.

 

Pela metade
Ao olhar para o alto do poste, um dos motivos da escuridão na Praça Dom Vital, em São José, fica explicado. Das duas luminárias, resta uma. O sumiço da peça é antigo e, segundo freqüentadores, vândalos costumam jogar pedra na lâmpada.

Luz queimada
Na Rua Professor Dionísio Maciel Monteiro, em Peixinhos, brinca-se que, no sentido cidade/subúrbio, há um poste com a luz acesa e outro com lâmpada apagada. O mesmo estaria ocorrendo no sentido contrário. Logo a conclusão de a rua ser um breu.

Vira o rosto
Quem mora a Rua Tomé Gibson, no Pina, pensa bem antes de sair de casa pela manhã. Das 7h às 8h, o complicado tráfego no sentido Via Mangue /Avenida Domingos Ferreira piora com motoristas fingindo não ver o esforço de quem peleja para deixar a garagem.

Fecha a rua
Existe um segundo obstáculo matinal a ser vencido pelos moradores da Rua Tomé Gibson, no Pina, se o destino for a Via Mangue. É corriqueiro carros vindos da Rua Elias Gomes fechar o tráfego para entrar na fila em direção à Avenida Domingos Ferreira.

Primeiras letras
Inquietas com o mundo, 25 mulheres da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, no Arruda, terão um elemento para questioná-lo. Começam a se alfabetizar a partir da próxima semana. Ação do projeto Lição de Vida, uma parceria dos governos do Recife e federal.

Aulas no galpão
O lugar de alfabetização das catadoras de material reciclável da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz é singular: o galpão da cooperativa, na Rua Farias Neves, no Arruda. Experiência semelhante está sendo vivida, no Recife, em uma dezena de associações comunitárias.

Festa do centenário
Os contidos falam em 50 mil pessoas. Mas os habituados a participar das cerimônias da Assembleia de Deus dizem que o número será maior no próximo domingo, dia da abertura dos festejos do centenário da igreja no estado, na Arena Pernambuco.

Mais de 60 mil
A depender da estrutura em montagem, a quantidade de fiéis da Assembleia de Deus ultrapassará dos 60 mil. No interior do estádio, estima-se abrigar 45 mil pessoas, enquanto nos arredores 20 mil. Telões serão montados em diversos pontos no exterior.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL