Diario Urbano Reverter escalada de violência é tarefa de médio e longo prazos

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 19/09/2017 08:34 Atualizado em: 19/09/2017 08:36

Reverter a escalada de violência pela qual passamos é tarefa de médio e longo prazos. Vender perspectiva diferente será enganar. Para uma doença de tal gravidade, milagres não existem. A cura virá passoa a passo. Investigações devem ser rápidas como se fez nos casos do jornalista Alexandre Farias, 39 anos, vítima de bala perdida no Alto do Moura, em Caruaru, no último sábado, e do roubo de um carro ontem, no Rosarinho Os suspeitos do crime contra Alexandre foram identificados e presos em menos de 48 horas, enquanto o desfecho do Recife foi mais rápido. Em parte, contou para a velocidade dessas resoluções a dimensão tomada pelos casos, tanto pelo caráter trágico quanto pelo de ousadia e dos lugares de ocorrências, o que não tira o mérito da ação policial. Ao contrário, o horizonte desejado pela população, independentemente de classe social, é de que tal ritmo de esclarecimento alcance todos os crimes: patrimoniais e especialmente os contra a vida. Será esse ritmo que muito contribuirá na preservação de vidas e diminuirá nossas dores e angústias diante de histórias como a de Alexandre Farias.

 

Risco na plataforma
Por questão de segurança, o acesso às plataformas externas da estações do BRT somente é permitido quando as portas dos abrigos são abertas, com a chegada dos ônibus. Mas tem gente ignorando a medida de proteção para não pagar a tarifa. Este flagrante ocorreu na Estação Capibaribe, da Avenida Caxangá, entre os bairros daVárzea e Caxangá.

Por conta própria
A interdição de uma das três faixas do Viaduto Tancredo Neves, que liga Boa Viagem e Imbiribeira, durou toda a manhã de ontem. Começou cedo e sem qualquer sinalização. Para o fechamento, o proprietário de uma das casas ao pé do viaduto colocou areia, cimento, baldes, enxada e pá, necessários para se fazer a massa da reforma do imóvel.

Tapumes no coreto
Ocupado por moradores de rua até a semana passada, o coreto da Praça do Carmo agora está protegido por tapumes. Foi a maneira da Prefeitura de Olinda impedir que moradores de rua ocupassem o equipamento, segundo mostrou fotografia publicada pelo Diario Urbano na semana passada. O coreto é da segunda década do século 20.

Rota modificada
O trânsito de Prazeres, em Jaboatão, é terreno de experiências. Trecho da Avenida General Barreto de Menezes que se tornou mão única na última gestão municipal retornou a ser dupla. Da Rua Recife à Avenida Ulisses Montarroyos. Moradores de Cajueiro Seco fogem do retorno da Avenida Dias Fernandes para a Rua Arão Lins de Andrade. Um nó.

Greve de advertência
Pacientes da rede municipal de saúde do Recife andam apreensivos com o anúncio dos médicos de que vão paralisar, por advertência, os serviços eletivos por três dias, a partir de amanhã. Médicos reclamam da falta de segurança e déficit de profissionais. E pacientes sabem que a demora para alguns atendimentos será estendida. Pedirá mais paciência.

Dias contados
Moradores da Avenida Bicentenário da Revolução Francesa, nos Torrões, contam os dias para ver concluído o recapeamento do logradouro. A situação da via era precária em alguns trechos, conforme informou a coluna. O recapeamento, entre as ruas Zumbi dos Palmares e Carneiro de Mariz, deve ser concluído até o dia 26 deste mês.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL