Requalificação BR-101 tem ordem de serviço assinada A obra está dividida em 16 etapas, cada uma com 4 km de extensão

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/09/2017 14:59 Atualizado em:

Iniciada em 19 de setembro, a obra de requalificação da BR-101, no trecho de 30,7 km do Contorno do Recife, teve sua ordem de serviço assinada oficialmente na sexta-feira. O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, participou da solenidade juntamente com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O investimento na melhoria da pavimentação, drenagem e sinalização é de R$ 192,6 milhões, sendo 10% de contrapartida do estado.

A obra está dividida em 16 etapas, cada uma com 4 km de extensão. “Queremos fazer com que a rodovia seja um eixo econômico de integração e desenvolvimento”, destacou o governador. “A obra é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado e do Nordeste”, acrescentou o ministro. Segundo o gerente-geral de Projetos da Secretaria de Transportes de Pernambuco, Luiz Alberto Araújo, serão aplicados cinco tipos diferentes de soluções de pavimento a partir das condições de cada trecho. 

“Nos locais onde as placas de concreto estão trincadas, elas serão removidas e haverá uma retirada do solo de até um metro de profundidade. E o espaço será preenchido com camadas de solo, concreto e brita até chegar em cima. Mas se a placa estiver inteira, haverá uma fresagem, selagem e mais 16 centímetros de asfalto em cima”, explicou o gerente.

Também serão instaladas 65 paradas de ônibus. Serão feitas baias com 100 metros de pista recuados antes e depois das paradas de ônibus. “Esse recuo de pista serve para o ônibus desacelerar e acelerar na chegada e saída, sem atrapalhar o fluxo normal da rodovia”, destacou Luiz Alberto. 
A obra do Contorno Recife deverá ficar pronta em meados de 2019.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL