RELIGIÃO 2ª Caminhada de Terreiros do Cabo de Santo Agostinho acontece nesta quarta-feira A concentração será às 14h na Praça Théo Silva, localizada na área central da cidade

Por: Samuel Calado - Redes Sociais e Site

Publicado em: 20/09/2017 09:22 Atualizado em: 20/09/2017 10:04

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Combater as diversas expressões do racismo e da intolerância religiosa. Para os organizadores, este é o objetivo da Caminhada de Terreiros do município do Cabo que nesta quarta-feira (20) ganha sua segunda edição. O evento traz como patrono o orixá Xangô, divindade popular no panteão dos deuses africanos, estreitamente ligada à justiça. A concentração será às 14h na Praça Théo Silva, localizada na área central da cidade. 

O assistente social Liedo Nepomuceno explica que a caminhada é organizada pelo Movimento Povos de Terreiros do Cabo, composta por alguns babalorixás e yalorixás militantes do município. "O nosso intuito é dar visibilidade a cultura africana e indígena e lutar contra a discriminação racial".
  
Ainda segundo Nepomuceno, a Praça Théo Silva, foi escolhida pelos organizadores por possui um significado bastante importante. "Ali era onde ficava a Igreja do Rosário dos Pretos nos tempos do Império. Ela foi destruída a mando dos senhores de escravizados e os corpos dos negros ali enterrados, foram espalhados pela cidade quando a lei Áurea foi promulgada, explica. 

A caminhada segue até a Estação Ferroviária do Cabo, localizada também região central da cidade. No cortejo, serão feitas homenagens às Ialorixás  Mãe Dora d’Iemanjá e Mãe Moça d’Iemanjá e póstumas às sacerdotizas Mãe Niger d’Oxalá e Dona Iolanda Juremeira. 


Serviço 
II Caminhada de Terreiros do Cabo de Santo Agostinho 
Horário: 14h 
Local: Praça Théo Silva (Rua Marques de Herval - Cabo de Santo Agostinho)
Informações:  81 9 8741-1351



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL