CIDADANIA Dia de Portugal é comemorado no Gabinete Português de Leitura A comemoração foi adiada em dois dias para viabilizar a histórica participação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luiz Carneiro

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 12/06/2017 22:58 Atualizado em: 12/06/2017 23:10

Evento aconteceu na noite desta segunda-feira. Foto: Roberto Ramos/DP (Evento aconteceu na noite desta segunda-feira. Foto: Roberto Ramos/DP)
Evento aconteceu na noite desta segunda-feira. Foto: Roberto Ramos/DP


A histórica presença de um representante da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, responsável pela assistência às comunidades lusas em todo o mundo, marcou, na noite desta segunda-feira, a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Gabinete Português de Leitura em Pernambuco (GPL-PE). O salão nobre do prédio histórico de número 290 da Rua Imperador Dom Pedro II, bairro Santo Antônio, Região Centro do Recife, viveu momentos históricos e inusitados, como a apresentação de artistas e músicos do grupo Literatrupe com rostos pintados e figurino especial para reverenciar escritores como Fernando Pessoa e homenageado da noite, Camões. 

Segundo o presidente do GPL-PE, Celso Stamford Gaspar, a comemoração foi adiada em dois dias justamente para viabilizar a histórica participação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em todo o mundo, José Luiz Carneiro, 45 anos, que anunciou boas notícias para a comunidade lusa, a primeira delas a modernização das unidades consulares, incluindo a que atende os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte e a unificação de cadastro que facilitará o acesso pelos cidadãos lusos aos serviços do governo português. 

O secretário também destacou o esforço para ofertar o ensino de português à distância pelo Instituto Camões. Além disso, um aplicativo que oferecerá mais segurança a cidadãos portugueses em viagem pelo mundo, indicando condições de segurança e acesso a serviços de assistência nos destinos.

A visita de José Luiz Carneiro também acabou sendo emblemática por ocorrer no mesmo mês em que entrou em vigor a chamada “Lei dos Netos”, que permitirá o resgate da cidadania portuguesa por netas e netos privados desse direito porque seus avós, por algum motivo, deixaram de reivindicá-lo. O acompanhamento desse tipo de demanda é uma das atividades do secretário, que disse envolver 2 mil pedidos/ano apenas em São Paulo.

Comunidade portuguesa se reuniu no Gabinete Português de Leitura. Foto: Roberto Ramos/DP (Comunidade portuguesa se reuniu no Gabinete Português de Leitura. Foto: Roberto Ramos/DP)
Comunidade portuguesa se reuniu no Gabinete Português de Leitura. Foto: Roberto Ramos/DP


“Lutei por anos pela aprovação dessa lei”, disse o conselheiro das Comunidades Portuguesas no Nordeste, José Miranda Reis de Melo, 82. Segundo ele, inexiste um levantamento concreto, mas a comunidade portuguesa em Pernambuco é estimada em 3,5 a 4 mil pessoas e pode chegar a 15 mil nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A mudança do marco legal de resgate da cidadania foi recebida com muita alegria por pessoas que a integram e agora vão poder oficializar suas condições e estender a filhas e filhos.

A histórica presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em todo o mundo, José Luiz Carneiro também coroa um momento primoroso do GPL-PE, que conduz um audacioso projeto para recuperar todo o quarteirão que envolve seu prédio histórico. “Além do prédio onde funcionou um hotel e vai abrigar uma faculdade, há outros cinco prédios que darão lugar a dez salas culturais”, disse Celso. 

Para marcar ainda mais a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas -que na verdade transcorreu no dia 10 de junho- GPL-PE abriu sua sala de exposições para a mostra Intercâmbio Comercial e Cultural de Portugal com o Oriente, fruto da pesquisa realizada pelo português Antônio de Abreu Freire. Os trabalhos são anunciados como “a memória de cinco séculos de relações entre povos e culturas diferentes, focando no intenso contributo de Portugal para a expansão dos valores ocidentais, essencialmente na propagação do cristianismo pelo Oriente e à influência linguística e cultural”. 

Também ocorreu o lançamento da publicação literária do GPL-PE, a Revista Encontro, num número duplo, 27 e 28, que faz uma homenagem ao centenário de nascimento de Vergílio Ferreira, citado como um dos mais significativos escritores portugueses do século XX, com obra dividida entre ficção (romance e conto), ensaio e diário. A publicação conta com cem páginas de contos, crônicas, artigos e poesias de autores brasileiros e estrangeiros.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL