BALANÇO DAS CHUVAS Chuvas causam três deslizamentos de barreiras e oito quedas de árvores no Recife Duas pessoas morreram no bairro de Dois Unidos por conta de um deslizamento

Publicado em: 31/05/2017 19:11 Atualizado em: 31/05/2017 19:15

Chuvas causaram deslizamento de três barreiras e deixaram dois mortos no Recife. Foto: Paulo Paiva/DP (Chuvas causaram deslizamento de três barreiras e deixaram dois mortos no Recife. Foto: Paulo Paiva/DP)
Chuvas causaram deslizamento de três barreiras e deixaram dois mortos no Recife. Foto: Paulo Paiva/DP
Desde o início do período chuvoso, o acumulado de chuvas no Recife foi de 103 milímetros. Nas seis primeiras horas desta quarta-feira, quando houve maior concentração das precipitações, foram registrados 82 milímetros de chuvas na cidade, o que corresponde ao esperado para oito dias considerando a média histórica para o mês de maio. Já foram registrados três deslizamentos de barreira. Nesta manhã, um deles deixou dois mortos e uma criança ferida em Dois Unidos. Os outros dois foram na Rua Padre Cícero, na Várzea, e na Rua Doutor Andrade Lyra, no Jordão.

Segundo a Prefeitura do Recife, mais de 800 profissionais, entre orientadores e agentes de trânsito, equipes da Defesa Civil, Emlurb, Guarda Municipal e outros órgãos, estão mobilizados desde a madrugada através de gabinete de gestão de crise para minimizar o impacto da chuva na população. Nesse período, a Defesa Civil recebeu 307 chamados para ocorrências, como a colocação de lonas plásticas e vistorias. Ao todo, 350 profissionais estão de plantão. Em caso de emergência, a população do Recife pode solicitar atendimento através do fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 30 mil pontos de risco estão sendo monitorados.

Por sua vez, a Emlurb está monitorando os pontos de alagamento na cidade. Nesta quarta-feira, as equipes intensificaram as ações nas áreas mais baixas da capital. O trabalho contou com o suporte de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos, a exemplo da Vila Tamandaré, Avenida Caxangá, Rua Uriel de Holanda (Beberibe), Avenida Rui Barbosa, Rua Amélia, entre outras. O órgão antecipou em dois meses a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, iniciando o trabalho em novembro de 2016. Até o momento, já foram concluídas a limpeza de 42 canais e outros nove estão em andamento.

Nesta quarta, foram registradas oito ocorrências com árvores pela Emlurb, seis já foram solucionadas. São elas: Rua Padre Roma (Parnamirim); Avenida Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira); Avenida José Américo de Almeida (Macaxeira); Avenida Dois Rios (Ibura) e Parque 13 de Maio (Santo Amaro). No momento, seguem em andamento a ocorrência da Rua Amazonas (Pina) e a da Rua Gervásio Pires (Santo Amaro) e Rua Piracicaba (Jardim São Paulo). A Emlurb trabalha com um efetivo de 240 pessoas entre a remoção de árvores e drenagem da cidade. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) mobilizou 150 agentes e 100 orientadores de trânsito para trabalhar em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 12 acidentes foram registrados, dos quais 11 foram sem vítimas e apenas um com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para o turno da manhã e da tarde. No mesmo período, 45 semáforos apresentaram falhas, dos quais 25 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL