MPPE Paulista terá que reforçar ações de saúde para combater tuberculose e hanseníase De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, índice deixou de ser satisfatório e passou a ser considerado ruim

Publicado em: 26/04/2017 19:05 Atualizado em: 26/04/2017 19:23

Em razão da queda de desempenho do município do Paulista no programa de controle da hanseníase e tuberculose, cujos indicadores passaram do conceito satisfatório para ruim - segundo relatórios encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) -, o Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito Júnior Matuto e à secretária de Saúde, Fabiana Bernart, uma série de medidas para aumentar a eficiência do tratamento dos pacientes. Os gestores têm um prazo de 45 dias para informar ao MPPE se acatam ou não as medidas recomendadas.

A primeira iniciativa recomendada pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde e do Idoso do Paulista, Christiana Ramalho Cavalcante, é a descentralização do diagnóstico dos casos de hanseníase nas unidades de saúde, com o objetivo de permitir mais eficiência no acompanhamento dos pacientes.

Já em relação à tuberculose, a Secretaria de Saúde deve garantir o fornecimento de potes para coleta de escarro em todas as unidades de saúde do município, bem como otimizar a utilização de máquina específica para o teste rápido molecular para o diagnóstico da doença.

Outra medida recomendada pelo MPPE é a adequação dos fluxos de recolhimento das amostras e entrega de resultado dos exames de baciloscopia, cultura e teste de HIV; da entrega e recebimento mensal dos boletins de acompanhamento de tuberculose e hanseníase; e de fornecimento dos medicamentos para o tratamento das duas enfermidades nas próprias unidades de saúde, a fim de evitar que os profissionais tenham que buscar os remédios junto à SES.

Por fim, o município do Paulista deverá restabelecer a rede, própria ou conveniada, para a realização dos exames de raio-X em casos suspeitos, confirmados e comunicantes de tuberculose; e abastecer todas as unidades de saúde com livros de registro atualizados.

Do Ministério Público de Pernambuco

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL