PF Estudantes são presos com 21 kg de skank no Aeroporto dos Guararapes Foi a apreensão recorde da droga feita pela PF no local

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/03/2017 08:30 Atualizado em: 31/03/2017 16:03

Droga estava escondida nas bagagens dos suspeitos, de 25 e 27 anos. Foto: PF/ Divulgação
Droga estava escondida nas bagagens dos suspeitos, de 25 e 27 anos. Foto: PF/ Divulgação
Dois estudantes moradores do Recife, de 27 e 25 anos foram presos em flagrante tentando transportar cerca de 21 kg de skank escondidos dentro das bagagens. As prisões foram realizadas pela Polícia Federal (PF) durante fiscalização de rotina para reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre.

O nervorvismo e a inquietação da dupla chamou a atenção dos federais. Durante uma entrevista, os dois começaram a se contradizer em algumas respostas sobre o valor das passagens aéreas, local onde moravam e o motivo da viagem. Quando as duas malas foram abertas foram descobertos os 18 tabletes do entorpecente que, ao passar pelo exame narcoteste, resultou positivo para a droga skank, uma maconha modificada geneticamente em laboratório, totalizando o peso bruto de 20,9 Kg.

O skank não é produzido no Brasil, e pela forma de apresentação a droga é oriunda da Colômbia e chega ao país por Manaus, trazida por traficantes colombianos. Nos interrogatórios, os presos contaram que saíram de Recife na terça-feira passada de avião para Manaus, onde receberam as duas malas já prontas com a droga misturadas em suas roupas. Em seguida viajaram com destino final para Recife, tendo feito uma escala em Fortaleza. Eles disseram também que não se conheciam antes e só vieram perceber que ambos estavam no mesmo serviço de transporte da droga dentro do avião, ao retornarem para capital pernambucana. Os dois não informaram nem deram maiores detalhes sobre quem os teria aliciado. Ao chegarem no Recife, eles deveriam entregar a droga a uma pessoa que entraria em contato pelo celular. Pelo serviço, cada um reberia a quantia de R$ 5 mil.

Os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante, foram autuados  por tráfico de drogas e associação para o tráfico e, caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de cinco a 25 anos de reclusão.  Os presos foram encaminhados para a audiência de custódia  e de lá para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficarão à disposição da Justiça Federal. Além da droga também foram apreendidas passagens aéreas e dois aparelhos celulares.  A quantidade de apreensão de skank representa um recorde histórico desse tipo de droga em Pernambuco. Os nomes e fotos dos presos serão preservados por pedido da família que ao chegar na sede da Polícia Federal entraram em desespero não acreditando na prisão de ambos.

Esta foi a segunda apreensão realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre com três pessoas presas e 15,6 Kg de cocaína e 20,9 Kg de skank apreendidos. Em 2016 foram realizadas 14 apreensões com 14 pessoas presas (9 homens e 5 mulheres) e apreensão de 26 Kg de haxixe, 13.7Kg de cocaína, 6,1Kg de metanfetamina, 25,1Kg de ecstasy (cerca de 75.800 (setenta e cinco mil e oitocentos comprimidos) e 56 aparelhos celulares Iphone7. Em 2015 houve apenas uma apreensão de drogas no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre com duas pessoas presas (2 mulheres) com 10,6Kg de cocaína.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL