Saúde Gestos fará ação de combate à tuberculose nesta quinta no Recife Segundo a Organização Mundial de Saúde, a estimativa é que mais de 10 milhões de pessoas adoeçam todos os anos por tuberculose e quase 1,8 milhão morrem por conta da doença

Publicado em: 22/03/2017 22:40 Atualizado em:

Nesta quinta-feira, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero fará uma ação de conscientização no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, dia 24 de março. A tuberculose é uma das doenças infecciosas que afeta mais pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que mais de 10 milhões de pessoas adoecem todos os anos por tuberculose e quase 1,8 milhão de pessoas morrem por conta da doença.

Os voluntários da Gestos estarão durante toda a manhã informando sobre a doença e o tratamento. A principal intenção é alertar sobre os sintomas e a importância de seguir as recomendações médicas e não abandonar a medicação antes do prazo. A tuberculose é a doença oportunista que mais afeta as pessoas vivendo com HIV no mundo.

“A tuberculose tem cura, desde que a pessoa siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. A Gestos está engajada nesta campanha especialmente por causa da incidência da doença em soropositivos. É preciso alertar sobre a importância de fazer o tratamento de forma adequada e não abandonar a medicação antes do tempo, pois isso deixa bactéria mais forte e dificulta a cura da doença”, alerta Jair Brandão, assessor de Projetos da Gestos – que participará em Brasília, também no dia 23 de março, do lançamento da campanha de combate à tuberculose do Ministério da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL