Crime Homicídio e tentativa de fuga no Complexo Prisional do Curado Ocorrências foram registradas no PJALLB e no PAMFA, duas unidades do Complexo Prisional do Curado, na Região Metropolitana do Recife

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/02/2017 11:18 Atualizado em: 19/02/2017 11:41

Leandro de Miranda Lopes, o "Barba", foi morto no PAMFA. O motivo seria cobrança de dívida. Foto: SERES/Reprodução
Leandro de Miranda Lopes, o "Barba", foi morto no PAMFA. O motivo seria cobrança de dívida. Foto: SERES/Reprodução
Duas ocorrências foram registradas na madrugada deste domingo (19), no Complexo Prisional do Curado, na Região Metropolitana do Recife. No Presídio Juiz Antônio Luiz de Barros (PJALLB), uma das unidades do complexo, presos foram flagrados em tentativa de fuga. Dois deles tentavam pular o muro que cerca o local - nas imediações da guarita de número 12, segundo dados do registro de ocorrência - quando foram descobertos por agentes penitenciários. O comandante de guarda sinalizou o ocorrido, e o grupo foi detido.  

Já no Presídio Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA), um detento foi morto por outro durante a madrugada. O crime ocorreu por volta das 3h, no pavilhão B da unidade prisional, e, segundo o registro no livro de ocorrências, teria sido motivado por cobrança de dívida. 

Ewerton Pereira Cândido de Menezes seria, segundo os registros da Supervisão de Segurança do PAMFA, o principal suspeito de ter assassinado o detento Leandro Miranda, conhecido como "Barba". Ferido na mão, Ewerton teria sido perseguido nas primeiras horas da manhã pela população carcerária - contida após disparo de arma de fogo efetuado por agente penitenciário, a fim de dispersá-los - e se revelado à equipe de segurança do presídio.

Leandro Miranda, 37 anos, o "Barba", teria sido morto por cobrança de dívida. Ele foi socorrido por detento que trabalha na enfermaria do presídio e, após os primeiros socorros no local, conduzido ao Hospital Otávio de Freitas, na RMR, mas não resistiu aos ferimentos. Ewerton também foi levado ao HOF, onde segue internado, mantido em observação. Além deles, outro detento se apresentou aos agentes com facada nas costas, na manhã deste domingo (19), e conduzido ao mesmo centro hospitalar. Todos estariam envolvidos em briga no Complexo B por cobrança de dívidas entre eles. 

Em nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES-PE), informou:

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que, neste domingo (19/02), o Presídio Agente Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo do Curado, registrou uma briga entre detentos em que resultou na morte de  Leandro de Miranda Lopes. O agressor Ewerton Pereira ficou ferido e encaminhado à unidade hospitalar para atendimento. O fato será encaminhado à delegacia para providências cabíveis.

No Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pajllb), também no Complexo, na madrugada deste domingo (19/02), Policiais Militares e agentes penitenciários evitaram a fuga dos reeducandos Rafael da Silva do Nascimento e José Kelisson. Os dois detentos serão submetidos ao Conselho Disciplinar da unidade prisional. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL