Tecnologia Alunos da rede municipal do Recife vencem etapa regional da First Lego League Competição reuniu estudantes de escolas públicas e particulares de Pernambuco, Paraíba e Maranhão

Publicado em: 17/02/2017 19:25 Atualizado em: 17/02/2017 19:33

Estudantes agora vão se preparar para a etapa nacional. Foto: Antônio Tenório/PCR/Divulgação (Estudantes agora vão se preparar para a etapa nacional. Foto: Antônio Tenório/PCR/Divulgação)
Estudantes agora vão se preparar para a etapa nacional. Foto: Antônio Tenório/PCR/Divulgação
A etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) chegou ao fim na tarde desta sexta-feira. A competição aconteceu no Sesi de Paulista, na Região Metropolitana, e é preparatória para a etapa nacional da competição, que será em Taguatinga, Distrito Federal, nos dias 17 e 19 de março. A etapa internacional será de abril a julho, nos Estados Unidos e Europa. Duas equipes de estudantes da rede municipal do Recife foram premiadas.

O time da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, da Várzea, venceu a categoria "Design do Robô", enquanto a Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, levou o troféu na categoria "Core Values". A competição começou na quinta e reuniu 23 times de escolas públicas e privadas de Pernambuco, Paraíba e Maranhão.
 
Na categoria "Design do Robô", a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego. "A gente realmente estava mais preparado para essa categoria. Passamos as férias treinando para fazer um robô robusto e eficiente. O principal aprendizado que tivemos na competição é que aprender é mais importante do que ganhar", avalia o estudante Ryan Vinícius Morais, campeão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2016 e um dos integrantes do time da Utec. A partir de agora, Ryan vai focar no treinamento para a disputa mundial, que acontecerá no Japão, em junho deste ano. Ele já participou, em 2014,  da Olimpíada Mundial de Robótica, na Rússia. 
 
Já a categoria "Core Values" leva em conta valores como trabalho coletivo e espírito colaborativo entre os participantes do grupo. O aluno José Rodrigo de Souza, da equipe da Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, considerou a experiência no FLL muito importante. "Esse foi meu segundo torneio de robótica, depois da OBR no ano passado. Ficamos felizes pelo prêmio conquistado. A lição mais importante, para nós, foi aprender a trabalhar em equipe", observa. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL