Cidadania Campanha de sensibilização para com deficientes nos ônibus estará no TI Aeroporto terça

Publicado em: 05/12/2016 16:56 Atualizado em:

Até quarta-feira, o Grande Recife Consórcio de Transportes fará uma ação focada na conscientização de passageiros e funcionários do sistema de transporte público do estado em relação aos deficientes. Atualmente, o Sistema de Transporte Público de Passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana do Recife transporta mais de 1,8 milhão de pessoas diariamente. Desse total, mais de 89 mil pessoas são deficientes físicos, visuais, auditivos ou intelectuais. A ação foi articulada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) e foi intitulada de "E se fosse você?".

O trabalho pretende sensibilizar o público para a importância de se respeitar as pessoas com deficiência e é promovido em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente neste sábado, dia 03 de dezembro, sábado. O E se fosse você? faz parte do programa “Gentileza faz a Diferença”, que é desenvolvido pelo Consórcio. As atividades acontecem até o dia 7 de dezembro em sete Terminais Integrados da RMR.

Os usuários e operadores serão convidados a assistir a um teatro de fantoches e a vivenciar situações cotidianas das pessoas com deficiência, além de receber orientações sobre os assentos preferenciais e direitos e deveres de cada um.

Haverá ainda equipes de fiscalização que estarão nos terminais realizando a abordagem dos ônibus. Ao parar no ponto indicado, o fiscal abordará o motorista e verificará se ele sabe manusear a PEV, se o equipamento está funcionando e se trata com respeito a pessoa com deficiência. Caso o equipamento não esteja funcionando corretamente, a empresa será autuada e terá o prazo de 48 horas para fazer o reparo no equipamento.

Confira abaixo o calendário da ação:


Terminal Integrado Aeroporto – dia 06/12, das 9h às 11h30
Terminal Integrado Xambá – dia 07/12, das 9h às 11h30

Gentileza Faz a Diferença

 O Programa existe há 6 anos e tem como objetivo sensibilizar os operadores do STPP/RMR e usuários sobre a importância de manter uma relação respeitosa e gentil entre profissionais responsáveis pelos deslocamentos das pessoas, tendo como foco a acessibilidade para todos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL