Local Diario urbano: sertanejos em vigília pela volta das chuvas Bastou chover em uma dezena de municípios, no início desta semana, que as consultas aos serviços meteorológicos entraram na prioridade

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 24/11/2016 08:05 Atualizado em:

Esperança de sertanejo esmorece, mas não morre. Bastou chover em uma dezena de municípios, no início desta semana, que as consultas aos serviços meteorológicos entraram na prioridade de alguns. Foi assim em Araripina, Bodocó, Granito, Lagoa Grande e Ipubi, lugares de maiores precipitações pluviométricas. Choveu 34 milímetros em Ipubi. Em Araripina, 29,5 milímetros e 27,3 milímetros em Bodocó. Para tristeza dos internautas, os boletins da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) não preveem chuvas para os próximos dias. A possibilidade calculada pelo Cptec é de 5%, percentual baixo para a ciência e alto para os sertanejos, que se apegam aos detalhes do tempo. Para domingo, segunda e terça-feira próximos, os ícones dos serviços meteorológicos indicam “nuvens” e “nebulosidade”. São figuras do sol encoberto parcialmente por nuvens. E essas nuvens, na cabeça de sertanejo, dizem mais da vontade dos céus do que do conhecimento humano. Por isso, continuam na vigília pela volta das chuvas.

 

Medo de naufrágio
No entorno da Fábrica da Macaxeira, no Recife, os moradores desconfiam que a promessa de se ter um Expresso Cidadão no prédio da antiga indústria pode naufragar. A promessa do governo é anterior à inauguração do Parque da Macaxeira, inaugurado em 2014 e recentemente recuperado. Mas o Expresso continua no papel.

Água pública
Graças a um vazamento da rede de água potável, próxima à esquina da Avenida Norte com a Rua Coronel João Batista do Rêgo Barros, em Apipucos, poucos metros da grama da calçada do Parque de Apipucos ainda está verde. O restante do gramado secou e em alguns pontos está desaparecendo com o movimento dos pedestres.

Gesto cordial
Neste tempo de prioridade máxima ao carro, os pedestres se surpreendem com um gesto habitual dos motoristas que entram e saem do Edifício Megahype, na Rua Amélia, no Espinheiro. Os veículos param para os pedestres atravessarem a calçada do prédio. Fazem isso mesmo com a movimentação intensa da Rua Amélia.

Respeito à lei
Entre os segredos dos motoristas priorizarem os pedestres na calçada do Edifício Megahype está uma placa. Presa ao portão do prédio, a placa cita o que já deveria ter sido incorporado em matéria de trânsito: “Atenção motorista, pedestre na calçada tem prioridade”. A frase consta na Lei Municipal 17.467, de 2008.

Doação nos hospitais
Os três hospitais metropolitanos do estado – Miguel Arraes, em Paulista, Pelópidas da Silveira, no Recife, e Dom Helder Camara, no Cabo – são pontos de coleta de material de limpeza e de higiene pessoal, fraldas geriátricas e roupas de cama e banho. O que for arrecadado até 20 de dezembro será entregue a instituições geriátricas.

 

Resposta previsível
A natureza é assim. Cortou-se o algodoeiro doente da Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife, mas, como o serviço ficou incompleto, a árvore voltou a dar sinais de vida. Do pedaço de tronco que ficou brotaram galhos. Esses hoje fecham espaço destinado à passagem de pedestres na calçada do antigo Chanteclair.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL