Local Diario urbano: bairros como São José, Santo Antônio e Boa Vista perderam atenção do poder público Faltam manutenção, controle urbano e projetos urbanísticos

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 18/11/2016 08:09 Atualizado em:

Trinta e seis anos após a inauguração do primeiro shopping center do Recife, marcando o início de uma nova era nas relações entre a classe média da cidade e o seu comércio, a região central da capital pernambucana é uma lembrança degradada do fausto que experimentou, sobretudo até os anos 1970. Paralelamente à gradual mudança no perfil de seus frequentadores e à consolidação de um modelo comercial mais popular, bairros como São José, Santo Antônio e Boa Vista também foram perdendo a atenção do poder público no tocante à manutenção, ao controle urbano e aos projetos urbanísticos. Mas dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que estimam mais de um milhão de visitantes diários neste período de compras natalinas, mostram que o Centro ainda recebe considerável atenção de quem, em essência, faz a cidade, independentemente do estrato social. Aos gestores públicos e empreendores caberá o desafio de devolver à região a relevância perdida e transformá-la numa alternativa atraente às alamedas resfriadas pelos sistemas de ar-condicionado.

Crimes diários
Porteiros de edifícios estão assombrados com os assaltos na Rua do Futuro, que se estende pelos bairros da Jaqueira, Graças e Aflitos. Eles veem diariamente pedestres serem abordados por ladrões. E a qualquer hora. Relatos dos crimes, devido ao sistema de comunicação entre os prédios, são conhecidos pelos moradores.

Por favor, a mão
Buracos e desníveis nas calçadas da Rua da Hora, no Espinheiro, complicam a vida de idosos e pessoas com deficiência. Para não tropeçar, uma senhora de 78 anos pediu ontem para segurar na mão de uma estudante. %u201CPrefiro pedir a ajuda do que cair%u201D, disse. As duas estavam em frente ao imóvel 663.

Ar gastronômico
Nas primeiras horas da manhã, a Rua Doutor Vicente Meira, no Espinheiro, ganha ares de lugar frio. Mas o %u201Cnevoeiro%u201D nada tem a ver com a temperatura. Sai da chaminé de um restaurante e se espalha para os prédios próximos. Nem as roupas estendidas nos varais escapam. Ficam com cheiro de galeto. 

Calendário ampliado
Ao colocar a unidade móvel em frente ao Quartel do Derby, a meta do Sesi era realizar dois mil exames de prevenção ao câncer de próstata até ontem. A procura foi tanta que se distribuiu mil fichas a mais, cujos atendimentos serão realizados nos dias 23, 24 e 25 deste mês no mesmo lugar.

Bazar do Bem
Roupas e acessórios novos ou seminovos podem ser doados para a CasaRosa e Lar de Clara. A campanha, batizada de Bazar do Bem, está aberta até o domingo, devendo o contato para doação ser pelo telefone (81)3129-7761. O que for arrecadado será vendido em loja solidária, de 1º a 4 de dezembro, no Shopping Tacaruna.

Pedindo socorro 
A placa de identificação da Ponte Maurício Nassau, elo entre Santo Antônio e o Bairro do Recife, pede reparos. Por vandalismo ou por ação do tempo, o letreiro perdeu parte das palavras. Turistas precisam da ajuda de mapas e de roteiros para entender a famosa história do boi voador.
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL