Diario de Pernambuco
Busca
Local Diario urbano: faltam profissionais da saúde, medicamentos e professores em Carpina, Limoeiro e Camaragibe

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 24/10/2016 07:51 Atualizado em:

Os últimos setenta e poucos dias de 2016 serão de sufoco para quem depende dos serviços públicos municipais em uma dezena, ao menos, de cidades pernambucanas. Na lista, Carpina, Limoeiro e Camaragibe. Relatos de fechamento de serviços e das faltas de profissionais da saúde, de medicamentos e de professores avolumam desde que se conheceram os resultados das eleições de outubro. É como se por castigo, por escolher candidatos não apoiados pelos grupos hoje no poder ou por exageros de prefeitos com os gastos da máquina pública, a população fosse obrigada a se peninteciar, quando é sua prerrogativa escolher os governantes. Ao se guiar pelo espírito de cortes dos serviços, os agentes públicos esquecem de que na dependência do estado estão grávidas à espera de uma consulta médica, crianças à espera de professores e de merenda escolar, idosos na dependência de remédios para resister a doenças crônicas, famílias que precisam da coleta do lixo. Serviços básicos para se ter uma vida minimamente decente.

 

Poste incompleto
Está reduzido à metade um dos postes do segundo portal, no sentido Santo Antônio-Bairro do Recife, da Ponte Maurício de Nassau. A ferrugem aparentemente corroeu o metal e deu cabo de uma parte do arco que unia os postes do portal.

Pedra inteira, mas…
O bloco de granito em frente ao antigo terminal de passageiros do Aeroporto do Recife, na Praça Ministro Salgado Filho, Imbiribeira, está inteiro. A curiosidade de quem circula no lugar é saber o que havia no topo do monumento.

Apoio de bolsa
Com o sumiço da parte superior do monumento da Praça Ministro Salgado Filho, lavadores de carro e flanelinhas encontraram um bom uso para o bloco de granito. Fazem dele um cabide para suas bolsas, com roupas e alimentos.

Giro vigiado
Não é por falta de câmera que motoristas giram à esquerda, na descida da Via Mangue, para a Rua Félix de Brito, em Boa Viagem. O giro é proibido. A CTTU, em resposta à coluna, informa que há câmera no local desde 2014.

Indo ao Juazeiro
Por onde passam, oito peregrinos pernambucanos despertam a curiosidade dos moradores. O grupo partiu há cinco dias da cidade de Caetés, no Agreste, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará. Serão 419 quilômetros.

Descanso planejado
Os peregrinos caminham 50 quilômetros por dia. A primeira parada ocorreu na cidade de Pedra. O distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, foi o ponto para o segundo descanso. E a viagem prossegue. Deve durar nove dias.

Coisa de gringo
Assim como Estados Unidos e Inglaterra, o Sertão tem agora casos do aparecimento de palhaços assustadores. Primeiro teria sido em Serra Talhada e segundo, em São José do Egito. Histórias se espalharam pelas redes sociais.

 

Chinelo no pé 

Regras básicas de trânsito são diariamente ignoradas por condutores de ciclomotores no Recife. No flagrante na Avenida Guararapes, um dos comuns: o uso de chinelos, o que é seguido pelo carona, também sem capacete.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL