Urbanismo Especialistas internacionais discutem iluminação pública no Recife Seminário discute valorização de espaços públicos e implantação de política publica para o setor

Publicado em: 19/09/2016 09:12 Atualizado em: 19/09/2016 09:20

Renomados especialistas mundiais em iluminação pública estão no Recife para discutir a importância de políticas públicas na área. O Seminário Internacional de Iluminação Pública acontece de 19 a 20 de setembro, e terá entre os palestrantes, os franceses Laurent Fachard, de Lyon; Dany Joly, de Nantes; o franco-brasileiro Thomaz Klug e o suíço Alain Maîte.

Os locais são considerados referências mundiais na iluminação pública de excelência e na eficiência energética. Também estão confirmados os conferencistas brasileiros Plínio Godoy (SP), Anna Maria Hennes (RS), Cláudia Torres e Márcia Chamixaes, ambas de Pernambuco

O encontro será nos dias 19 e 20 de setembro, na Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, das 8h30 às 18h30. Na programação constam, ainda, visitas técnicas preparatórias ao evento, no final de semana, como um passeio fluvial pelo Rio Capibaribe, no sábado (16) à noite; e ao Morro da Conceição, Sítio da Trindade, Bomba do Hemetério, Parque da Jaqueira, Praia de Boa Viagem, no domingo (17) à tarde.

Os participantes do Seminário vão estruturar propostas de intervenção na iluminação de espaços públicos do Recife, para melhorar a ocupação do espaço urbano e estimular a inovação. O trabalho será uma provocação para a cidade anfitriã do seminário, que em 2037 celebrará seus 500 anos.

O evento é promovido pela Unidade de Negócios de Eficiência Energética (UNEE), do Recife, em parceria com o Consulado da França e apoio do Banco do Brasil, Prefeitura do Recife, Consórcio Processo/Fink Engenharia, Philips, Postemax, Projetec e a Osran.

Programação – A abertura do evento será às 9h30 da segunda-feira (19), com palestras magnas dos lighting designers franceses Laurent Fachard e Dany Joly. Ao longo do dia e da terça-feira, três grandes temas serão tratados: “Qualidade com sustentabilidade & eficientização”; Iluminação Pública e Especial como elemento de agregação social” e “iluminação no turismo e lazer para o desenvolvimento econômico”. A programação detalhada está no www.iluminacaorecife.com.br.

A ideia do Seminário é fortalecer o debate sobre a implantação de políticas públicas no sentido da iluminação, induzindo o desenvolvimento econômico, o turismo de lazer e fomentando a cidadania. Isso porque as intervenções urbanísticas nesta área são uma requalificação estratégica, impactando na melhoria e valorização dos espaços e possibilitando o uso de parques, praças e outros locais com mais segurança e conforto.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL