Transtorno Trinta mil moradores de Macaparana sem agência bancária há 100 dias Banco do Brasil foi destruído por explosão promovida por quadrilha no dia seis de abril

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/07/2016 08:09 Atualizado em: 19/07/2016 09:50


Há cem dias, os cerca de 30 mil habitantes da cidade de Macaparana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, não contam com serviços bancários. A única agência instalada no município, do Banco do Brasil, ainda não voltou a funcionar após ser praticamente destruída por bandidos.

Revoltados, moradores e comerciantes realizaram um protesto em frente à agência. As pessoas se sentem ainda mais inseguras ao terem que viajar até as cidades vizinhas de Vicência (distante 37 quilômetros) ou Timbaúba (a 24 quilômetros) para fazerem pagamentos, transferências e saques. Em São Vicente Férrer, a apenas cinco quilômetros, o atendimento a moradores de fora foi proibido. Com o hábito de realizar transações em moeda, o comércio local tem sofrido uma queda de 20% a 25% no movimento.

Moradores ficaram aterrorizados com explosões e tiroteios. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Moradores ficaram aterrorizados com explosões e tiroteios. Foto: Reprodução/ WhatsApp
A cidade ficou sem banco desde que no dia cinco de abril passado, em uma ação violenta, cerca de 15 homens fortemente armados invadiram a cidade. Divididos em grupos, explodiram a agência do Banco do Brasil com explosivos potentes que danificaram a estrutura do prédio, localizado no centro da cidade. Com o impacto, pedaços de cédulas ficaram espalhadas pelas ruas do município. O outro grupo realizou tiroteios pelas ruas do município, para evitar a ação de policiais. Os bandidos levaram todo o conteúdo do cofre da agência.

De acordo com a polícia, a ação foi orquestrada e durou cerca de duas horas. Na fuga, os criminosos ainda aterrorizaram os moradores da cidade, realizando mais disparos de arma de fogo. Os assaltantes também incendiaram um carro, e fecharam as duas entradas da cidade, que tem a segurança realizada por apenas seis policiais militares por dia.

Com informações do repórter Rodrigo de Luna, da TV Clube



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL