Educação Ganhe o Mundo enviará mais 900 alunos neste ano Grupo de estudantes embarcou rumo à Argentina, para mais de seis meses de intercâmbio

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/07/2016 07:28 Atualizado em:

As mãos da recepcionista Jeolma Menezes, 39 anos, não paravam de tremer ontem, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. Prestes a ver a filha Lidianne Menezes, 16, embarcar para a Argentina, não escondia a emoção. Pela primeira vez, vai passar mais de um dia longe da caçula. Lidianne foi uma dos 23 estudantes da rede estadual de ensino a embarcar para Córdoba pelo Programa Ganhe o Mundo. A aluna da Escola de Referência de Ensino Médio Dom Helder Câmara, em Lagoa Grande, vai passar seis meses na província argentina e retorna em janeiro do próximo ano.

Lidianne e outros 22 estudantes embarcaram pela 5ª edição do programa. Formado por 11 meninas e 12 meninos, o grupo reúne representantes de municípios do Agreste e Sertão pernambucano, entre eles Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro.

O embarque aconteceu às 15h30 e foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara. “Fico muito feliz em poder participar desse momento de tanta alegria e, ao mesmo tempo, de muitas expectativas para esses jovens. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, outros 900 jovens viajem para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália”, ressaltou o governador.

Familiares dos estudantes também acompanharam o embarque. Joelma Menezes se despediu da filha com lágrimas. “Participei das reuniões e da retirada dos documentos, mas a ficha só caiu agora. Estou orgulhosa, pois é uma experiência única, que eu não poderia proporcionar a ela”, disse a mãe. O estudante Andeilson Souza embarcou com a filha de Joelma. “É a primeira vez que viajo de avião. Estou ansioso.”

Criado em 2012, o programa oferece bolsas de estudo no exterior. Além do curso, alunos recebem seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família com todas as refeições e bolsa mensal de R$ 719. “O Ganhe o Mundo promove uma cadeia de benefícios não só para os participantes, mas, principalmente, para Pernambuco, que vai receber jovens bilíngues, mais preparados e cheios de sonhos”, afirmou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

MANIFESTAÇÃO
Durante o embarque dos estudantes do Ganhe o Mundo, o governador Paulo Câmara foi alvo de protesto de moradores do bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife. O grupo foi ao aeroporto para se manifestar contra a desapropriação de 50 imóveis nos arredores do Complexo Prisional do Curado. O governador respondeu que “não entende esse tipo de pressão”, pois o assunto está sendo tratado na Casa Civil. Hoje, o governo tem uma conversa agendada com uma comissão de moradores para apresentar uma proposta.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL