Segurança Estudantes conhecem seção contra incêndio do aeroporto A seção, que ainda é conhecida por poucos, mantém equipes de bombeiros capacitados especificamente para os trabalhos de salvamento, prevenção e combate a incêndio em aeródromos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/07/2016 13:00 Atualizado em: 01/07/2016 13:24

Durante o passeio, as crianças receberam informações sobre os procedimentos e equipamentos de segurança Foto: Carlos Pantaleão/Infraero (Durante o passeio, as crianças receberam informações sobre os procedimentos e equipamentos de segurança Foto: Carlos Pantaleão/Infraero)
Durante o passeio, as crianças receberam informações sobre os procedimentos e equipamentos de segurança Foto: Carlos Pantaleão/Infraero

Em homenagem ao dia do bombeiro brasileiro, comemorado neste sábado, a Infraero promoveu uma visita pela Seção Contra Incêndio (SCI) do aeroporto Gilberto Freyre. A seção, que ainda é conhecida por poucos, mantém equipes de bombeiros capacitados especificamente para os trabalhos de salvamento, prevenção e combate a incêndio em aeródromos. Além da ação, que recebeu os alunos do colégio Apolônio Sales, do Ibura de Baixo, o aeroporto também promove, durante esta semana, uma exposição com materiais históricos e da rotina do bombeiro urbano e de aeródromo.

Durante o passeio, as crianças receberam informações sobre os procedimentos e equipamentos de segurança, além de conhecer de perto as instalações e instrumentos de trabalho dos bombeiros. A dona de casa Guiomar Luanda acompanhou as filhas Mayara, de 8 anos, e Mariana, de apenas um ano e meio ao passeio. A mãe conta que mesmo ela não conhecia a atuação dos profissionais na área. "Eu nunca tinha entrado no aeroporto. Sabia dos bombeiros urbanos, da cidade, mas nunca soube que eles trabalhavam aqui dentro também", afirma Guiomar.

Guiomar acompanhou as filhas Mayara, de 8 anos, e Mariana, de apenas um Foto: Carlos Pantaleão/Infraero (Guiomar acompanhou as filhas Mayara, de 8 anos, e Mariana, de apenas um Foto: Carlos Pantaleão/Infraero)
Guiomar acompanhou as filhas Mayara, de 8 anos, e Mariana, de apenas um Foto: Carlos Pantaleão/Infraero

De acordo com o capitão Rafael Silva, a maior parte das ocorrências provém de animais na pista ou incidentes simples. "É comum recebermos chamados por causa de pipas, lanternas de laser ou balões que atrapalham a comunicação entre a torre e o piloto", explica o capitão."Nós recebemos o fluxo de demanda através da torre. Se há algum problema no avião em vôo, por exemplo, nós precisamos nos posicionar na pista para oferecer suporte, caso necessário", diz.

Os profissionais que operam no aeroporto devem ter o Curso de Formação de Bombeiro Civil, Curso de Operação de Carro Contra Incêndio, que capacita bombeiros para o manuseio dos veículos utilizados nas operações contra incêndio em aeroportos e o Curso de Formação Técnica de Bombeiro de Aeródromo – FTBA que capacita os bombeiros para atuarem nas emergências aeroportuárias como acidentes aeronáuticos, incêndios em instalações e acidentes com materiais perigosos.

O Dia do Bombeiro Militar do Estado de Pernambuco, porém, é comemorado apenas no dia 20 de outubro. A data marca o dia em que o Capitão Joaquim José de Aguiar efetivamente tomou posse no comando da corporação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL