Santo Procissões, missas e festa para celebrar São Pedro, padroeiro dos pescadores Cortejos marítimos acontecem em Brasília Teimosa, Olinda e Tamandaré

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/06/2016 08:07 Atualizado em: 29/06/2016 08:48

São Pedro, padroeiro dos pescadores, é reverenciado nesta quarta-feira por diversas procissões marítimas. Em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, a programação começou às 5h, com salva de fogos e, a partir das 8h, missa celebrada pelo Frei Nunes, da Ordem dos Capuchinhos do Pina. Às 14h, a procissão dos pescadores da Colônia Z-1 deverá começar a percorrer as principais ruas da comunidade, arrastando uma multidão seguindo o andor com a imagem do santo. Após o cortejo a pé de cerca de 2,5 km, a imagem é levada para o cais e segue, a bordo de um barco, a procissão marítima em direção à Boca da Barra, no Porto do Recife, sendo acompanhada por outras embarcações. Realizado há mais de 50 anos na comunidade, o evento tem o objetivo de agradecer as conquistas e pedir saúde e fartura para os trabalhadores e suas famílias.

Em Tamandaré, litoral Sul de Pernambuco, o cortejo pelo mar sai às 9h da Colônia dos Pescadores, em direção à Igreja de São Pedro, onde será celebrada uma missa presidida pelo padre Arlindo Laurindo. Em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), acontece às 11h uma procissão saindo na Ilha do Maruim. Na volta, prevista para as 13h, será celebrada uma missa na areia da praia, pelo Vigário Episcopal de Olinda, Monsenhor Albérico de Almeida.

Festa - À noite, a partir das 18h, começa a parte profana da festa em Brasília Teimosa com shows no arraial montado à beira-mar. As atrações são As Sereias Teimosas, a Quadrilha Junina Lumiar, a homenageada do Ciclo Junino - Dona Glorinha do Coco, o grupo  Vôte! O que é Isso?, Michelle Monteiro. Para fechar a noite, o outro homenageado do festejo, Santanna.

No Pátio de São Pedro, no bairro de São José, no Recife, também tem festa profana a partir das 19h. Subirão ao palco Edmilson do Pífano, Petrúcio Amorim,  Flávio Leandro, Santanna, Dona Glorinha do Coco, os dfois últimos homenageados da programação junina do Recife. A entrada é gratuita.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL