Problemas Passageiros denunciam insegurança nas estações do BRT na PE-15 e Olinda As estações do veículo são alvos frequentes da ação de assaltantes

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 20/06/2016 11:54 Atualizado em: 20/06/2016 13:33

A estação do BRT no Shopping Tacaruna é uma das mais visadas pelos criminosos. Foto: Paulo Paiva/DP
A estação do BRT no Shopping Tacaruna é uma das mais visadas pelos criminosos. Foto: Paulo Paiva/DP

Os passageiros que utilizam o BRT no trecho entre a PE-15 e o Shopping Tacaruna convivem diariamente com a sensação de insegurança. As estações do veículo são alvos frequentes da ação de assaltantes. Os usuários do serviço se queixam tanto dos ladrões quanto da falta de segurança nos locais. No sábado, nove estações de BRT entre a entrada de Olinda e o terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, foram alvos de assalto entre as 9h e as 10h.

O marteleteiro Eraldo de Lima usa diariamente a estação próxima ao Fórum de Olinda e já foi assaltado mais de uma vez. “Sempre pego o BRT por volta das 5h, quando tem muita gente, e já perdi as contas de quantas vezes fui assaltado. A última vez foi há 15 dias. Nunca vi policiais por aqui”, conta ele.

A vendedora Cássia Costa, que negocia suas mercadorias dentro do BRT, nunca foi roubada, mas diz já ter presenciado vários crimes. “Passo o dia todo entre as estações e já vi várias vezes alguém sendo roubado. Os ladrões entram, sentam do lado da vítima e depois assaltam. Não escolhem dia e nem hora”, se queixa.

O medo é tanto que a funcionária do Shopping Tacaruna Mayara Gomes desistiu de pegar BRT para voltar do trabalho. “Antes eu andava de BRT todos os dias, e nunca fui roubada, mas não aguento mais. Ontem já não peguei [o BRT] por causa do arrastão no final de semana. Não há policiais nas estações, o usuário fica totalmente vulnerável”, fala.

Um funcionário do Grande Recife, que não quis se identificar, denuncia a falta de segurança nas estações. “Fui assaltado há cerca de duas semanas por volta das 6h da manhã. Havia muitas pessoas na parada, por causa de um show no dia anterior. Uns 15 homens chegaram e fizeram um arrastão, levando os meus pertences e os dos passageiros. A segurança é zero. Além de policiamento, também era preciso que as câmeras de segurança nas estações ficassem de fato ligadas”.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, na semana passada quatro estações do BRT já haviam sido assaltadas. Em uma delas, no bairro dos Bultrins, um dos seguranças chegou a ser amarrado. Os equipamentos usados para recarregar os bilhetes também foram levados.

 

SDS - Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o reforço no policiamento ostensivo pela Polícia Militar e a investigação por parte da Polícia Civil foram solicitados pelo Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, no sábado passado, após a denúncia dos arrastões. Ainda segundo a SDS, policiais militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 1º Batalhão da Polícia Militar detiveram, na noite deste domingo, dois homens suspeitos de assaltar pedestres e passageiros nas estações do BRT em Olinda e nas imediações do Centro de Convenções e Shopping Tacaruna.


Os suspeitos, um homem de 21 anos e um adolescente de 16 anos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia do Varadouro com um telefone celular roubado. Seis vítimas compareceram à delegacia e reconheceram os suspeitos. O adulto, identificado como Tulio Márcio Soares da Silva, foi autuado em flagrante por roubo e corrupção de menor. O adolescente apreendido foi encaminhado à Funase para responder pelo ato infracional.

No domingo, os PMs realizaram rondas e encontraram um grupo que tentou fugir ao avistar a guarnição da PM. Apenas dois suspeitos foram detidos. Ainda segundo a SDS, na sexta-feira e no sábado passados outras duas pessoas foram presas também por suspeita de praticar assaltos em coletivos na cidade de Olinda.

De acordo com o Centro Integrado de Comunicação da SDS, de janeiro a maio de 2016, a Operação Transporte Seguro da Polícia Militar realizou 11.912 abordagens, resultando na apreensão de seis armas de fogo, três armas brancas e 24 pessoas encaminhadas à delegacia.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL