Vandalismo Parklet em frente ao Parque da Jaqueira será refeito com apoio privado Espaço de uso público instalado na Rua do Futuro foi alvo de vandalismo e não tem data para ser recolocado

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 24/05/2016 08:47 Atualizado em: 24/05/2016 09:27

O parklet foi retirado depois que foi alvo de vandalismo, segundo a prefeitura. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação
O parklet foi retirado depois que foi alvo de vandalismo, segundo a prefeitura. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Removido há dois meses, o parklet que funcionava na Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira, terá que ser inteiramente refeito e não tem data de reinstalação prevista. Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o espaço inaugurado em outubro de 2014 para contemplação, lazer e descanso foi alvo de vandalismo. A prefeitura está conversando com a iniciativa privada para custear o projeto.

Foi a segunda vez que o parklet precisou ser removido. Em junho de 2015, o espaço foi retirado para reparos e recolocado em setembro. Dias depois, sofreu depredação. Um reparo no piso foi realizado de maneira emergencial. O equipamento voltou a ser danificado e consertado mais uma vez, permanecendo no local até março deste ano.

Surgido em São Francisco, nos Estados Unidos, e já presente também na rotina em cidades como Berlim, Londres e São Paulo, o conceito de parklet foi trazido para o Recife com a ideia de criar ampliação da calçada para permitir que pessoas ocupassem locais antes reservados aos carros, democratizando o uso dos espaço público e melhorando a paisagem urbana. A estrutura era formada por quatro bancos e três pufes e ocupava um espaço de um metro e meio na via, uma das principais do bairro.

Segundo os comerciantes que trabalham em frente ao antigo parklet, o equipamento foi retirado com a promessa de ser reinstalado em um mês. “A aceitação era muito boa. Muita gente sentava aqui pra conversar e descansar, principalmente depois das 16h. Mas a qualidade da madeira não era muito alta. Estava ficando escura por causa da chuva e do sol forte”, relata Givanildo Manoel da Silva, 36.

Frequentadora do Parque da Jaqueira, a aposentada Régia Nogueira, 60, também sente falta do parklet. “Sempre achei muito legal. Comecei a caminhar aqui há pouco tempo e acho que seria ótimo ter um espaço como esse de novo, principalmente se fosse sombreado”, ressaltou.

O vendedor Romildo Severino da Silva, 45 anos, não concordava com a presença do parklet, mas reconhece seu uso pela população. “Era muito próximo dos carros. Atrapalhava o trânsito e às vezes dava até medo de sentar lá. Deveria ser em outro lugar. Quem gostava era o pessoal que caminha. Sentavam para comer frutas e descansar”, relembra.

A Prefeitura do Recife regulamentou um decreto em junho do ano passado com a intenção de incentivar pessoas e empresas a implantar novos parklets na cidade. Atualmente um equipamento funciona na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, em frente à sede da empresa responsável pela elaboração do Projeto Parque Capibaribe - a iniciativa prevê a criação de áreas de convivência ao longo de toda a margem do rio.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL