Colapso Municípios do Agreste receberão água apenas por carros-pipa A previsão era de que os carros-pipa começassem o abastecimento em abril, mas o fornecimento da rede foi prolongado por causa de chuvas isoladas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/05/2016 17:41 Atualizado em: 06/05/2016 18:03

Formado pelas barragens Bitury e Pedro Moura Júnior, o sistema não resistiu à forte estiagem. Foto: Divulgação/Compesa.
Formado pelas barragens Bitury e Pedro Moura Júnior, o sistema não resistiu à forte estiagem. Foto: Divulgação/Compesa.
Os municípios de Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó, no Agreste, passarão, a partir da próxima segunda-feira, a receber água apenas por carros-pipa. A suspensão do fornecimento pela rede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi motivada pelo colapso do Sistema Bitury, que no último domingo chegou a zero de acumulação de água. Formado pelas barragens Bitury e Pedro Moura Júnior, o sistema não resistiu à forte estiagem.

A previsão era de que os carros-pipa começassem o abastecimento em abril, mas o fornecimento da rede foi prolongado em quase um mês por causa das chuvas isoladas e as manobras técnicas da Compesa. Esses métodos, vêm sendo feitos desde 2011, quando ocorreu a última chuva significativa na localidade. No último ano, a compesa estabeleceu um rodízio ainda mais rigoroso, sendo de apenas dois dias com água por mês para cada localidade.

No domingo, o sistema Bitury chegou a zero de acumulação e Pedro Moura, a 0,3%, volume insuficiente para captar água com qualidade para o consumo. Para garantir a continuidade do atendimento, a Compesa já contratou 50 carros-pipa para Belo Jardim, 14 para Sanharó e oito para Tacaimbó.

A água que vai abastecer os caminhões-pipa virá de Garanhuns e Agrestina, no Agreste Meridional, onde a situação dos mananciais é melhor, assim como na Zona da Mata.

São Bento do Una
O município de São Bento do Una permanece com o rodízio de dois dias com água para 28 sem água graças à entrega parcial do Sistema Pau-Ferro/São Jacques. Para ampliar o Sistema Pau-Ferro/São Jacques,uma obra está sendo ampliada para dobrar a vazão de água para São Bento do Una.

O projeto consiste na implantação de três quilômetros de adutora da barragem de São Jacques a Lajedo. Também serão instalados um segundo conjunto motor-bomba e uma subestação de 300 KVA. São Jacques tem capacidade para acumular 400 mil metros cúbicos de água e está com 10% de sua capacidade. Pau-Ferro, por sua vez, pode juntar 14 milhões de metros cúbicos e está com 95% de seu total.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL