Local Diario Urbano: responsabilidade pelos equipamentos públicos deve ser compartilhada

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 26/05/2016 11:13 Atualizado em: 26/05/2016 11:41

Ou a responsabilidade pelos equipamentos públicos é compartilhada entre o poder público e a população ou continuaremos a ver recursos escorrerem pelo ralo. Exemplo são os módulos de musculação instalados na orla de Boa Viagem. Mal completaram um ano de inauguração e mais de 60% estão parcialmente comprometidos devido ao furto de peças. Compreensível é a opinião dos defensores do reforço da vigilância dessas academias a céu aberto, assim como do fortalecimento dos esquemas de segurança de escolas e postos de saúde. Limitar-se à vigilância seria mais do mesmo. Em um projeto de construção da ideia de corresponsabilidade, essa opinião seria a ponta do iceberg. A partilha pede que os envolvidos pensem e tracem caminhos. A execução caberia em geral ao estado, embora sob o acompanhamento da sociedade. Quando essa relação falha ou inexiste, a consequência é o que vemos. Gente que não se sente dona daquilo que o pertence. No caso da orla: módulos de musculação capazes de, se adequadamente usados, contribuir para a melhora da vida de quem vive na cidade. Mas existem outras dezenas de possibilidades.

 

Comida fresca
Os porcos fizeram a festa na grama em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros de Pernambuco, no Bairro do Recife. Devoraram ontem, como se desesperados, o verde ao redor da estátua do leão do Mestre Nuca.

Perigo de acidente
Eram tantos os porcos - três adultos e quase uma dúzia de filhotes - que deixaram os motoristas apreensivos. Os condutores temiam que os animais fossem para a Avenida Alfredo Lisboa e provocassem acidentes.

Fugidos do Pilar
Os motoristas se perguntavam, diante dos porcos, de onde teriam vindo os animais. Resposta fácil. Porcos, cavalos e galinhas são criados por moradores da comunidade do Pilar, a poucos metros do terminal marítimo.

Meio lá, meio cá
Controversa a forma como um viatura da CTTU estacionou ontem no começo da Rua General Edson Amâncio Ramalho, em Boa Viagem. Parte do carro ocupava a via e parte a calçada, demarcada por meio-fio amarelo.

Semáforo natalino
Foi difícil ontem, pela manhã, passar pelo semáforo do cruzamento das ruas Visconde de Jequitinhonha e Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem. As luzes verde e vermelha se alternavam a cada dois ou três segundos.

Ninguém se entendeu
O semáforo da Rua Potengi para a Avenida Jean Emile Favre, no Ipsep, quebrou também nessa quarta-feira. Teve um festival de buzinas. Motoristas de cada um dos logradouros queria a prioridade para seguir viagem.

Quase pronta
Fiscais não deram o ar da graça na área de proteção ambiental perto do Senai, no Cabo de Santo Agostinho, e um dos ocupantes ergueu uma casa em semanas. O imóvel irregular está no ponto de ser coberto.

Pátio da feira
A Prefeitura do Recife promete inaugurar em 15 dias o novo pátio da feira de Nova Descoberta, que a princípio seria em outubro de 2015. O pátio abrigará 137 ambulantes cadastrados que ocupavam as calçadas do bairro.

 

Lados da moeda
A frase rabiscada no edifício da Avenida Guararapes, em Santo Antônio, reacende a polêmica entre o prazer de quem picha e a reação de quem tem paredes, portas e janelas rabiscadas. São dois extremos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL