Procon Blitz encontra produtos com validade vencida e armazenados de forma irregular Também foram achados produtos em oferta com vencimento para os próximos 30 dias, sem terem essa informação em destaque

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/05/2016 11:56 Atualizado em:

Produtos com validade vencida, como biscoito de goiaba, alimentos congelados vendidos expostos, produtos em oferta com vencimento para os próximos 30 dias sem terem essa informação em destaque foram algumas das irregularidades encontradas durante fiscalização conjunta realizada nesta terça-feira pelo Procon Pernambuco, Vigilância Sanitária, Institito de Pesos e Medidas (Ipem), Ministério Público e Delegacia do Consumidor. A blitz visita estabelecimentos no bairro da Cohab, na UR-2, no Recife. Um balanço da operação será divugado ainda hoje.

Na terça-feira passada, uma padaria no bairro de Brasília Teimosa, zona Sul do Recife, foi fechada durante a ação conjunta realizada pelos órgãos. De acordo com os fiscais, o estabelecimento "Pães e Especiarias" apresentava diversas irregularidades, como alimentos na área de produção ao lado de entulhos e em péssimas condições de higiene. Recipientes de goiabada que teria sido utilizada na produção de alimentos hoje pela manhã, foram encontrados armazenados junto de cadernos antigos e em uma estante enferrujada. O proprietário do estabelecimento foi notificado e terá que comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.

No dia cinco do mesmo mês, o Procon Pernambuco e a Vigilância Sanitária do Recife notificaram o Supermercado Extra, localizado na Avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro, no Recife. Entre as irregularidades encontradas estavam refrigerantes vencidos, descartados no momento da fiscalização.

O supermercado foi repreendido por não cumprir a lei estadual 14.954/2013, que determina aos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios - com menos de 30 dias para o término da validade - indicarem este prazo de forma destacada. Houve correção imediata, porém o estabelecimento recebeu notificação para responder ao processo.

O gerente de fiscalização Flávio Sotero, explicou que a rede Extra vem oferecendo uma promoção chamada "123 passos da economia", onde  é passada a informação que o consumidor receberá desconto em cima do preço normal. "Não há divulgação desse preço normal. Então o consumidor não sabe se de fato está tendo desconto nos produtos. Por isso, pedimos  um relatório de venda do último mês para fazermos uma checagem", explicou.



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