Baseado na lei Caranguejo no Caçuá desfila no Recife Antigo com lema sobre legalização da maconha Criado em 1992, bloco encampa campanha nacional. "Próximo ano espero que já estejamos todos liberados", diz fundador

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/02/2016 17:52 Atualizado em: 07/02/2016 18:17

Desde 2006 o bloco trocou as ladeiras de Olinda pelo Recife Antigo. Foto: Maria Eugênia Nunes/DP
Desde 2006 o bloco trocou as ladeiras de Olinda pelo Recife Antigo. Foto: Maria Eugênia Nunes/DP

Dissidência do Siri na Lata, o bloco Caranguejo no Caçuá já se faz presente no carnaval pernambucano desde 1992, numa aglomeração formada por jornalistas, publicitários, advogados, engenheiros e outros profissionais liberais. Concentrado na Rua da Moeda, polo desse povo todo no restante do ano em conversas noite afora, o bloco começa a sair no final da tarde, sem pressa. É assim desde 2006, quando a troça mudou de endereço, deixando de desfilar em Olinda. Se a nova saída já é conhecida, o destino não, com um novo roteiro a cada ano.

Em 2016, os caranguejos saíram com o lema "Tô baseado na lei". Escolhido no grupo do whatsapp do bloco, o lema é uma referência à campanha nacional sobre a legalização da maconha. "Próximo ano espero que já estejamos todos liberados", brincou Rossini Barreira, um dos fundadores do bloco. Outros cofundadores estiveram presentes, como Jair Pereira, Evaldo Costa, Beto Rezende, Cláudio Ferreira e Marcos Cirano. Entre os foliões presentes esteve o presidente institucional do Diario de Pernambuco, Maurício Rands.

Com o seu imenso estandarte, de 1,80m de altura e 1,05m de largura, em vigor há quatro anos, o "bloco anárquico" foi acompanhado por uma orquestra de frevo, para movimentar os foliões no bairro do Recife, no aquecimento para os shows no Marco Zero. "Este bloco tem muita história. Já saímos sem orquestra e até com uma orquestra dinamarquesa emprestada", afirmou Luciana Souza Leão, que está no bloco desde o primeiro ano.

* Com informações da repórter Maria Eugênia Nunes

TAGS: carnaval2016
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL