Ipojuca Ministério Público media conflito em Maracaípe Integrantes da Associação dos Jangadeiros denunciam ameaças sofridas por um suposto proprietário

Publicado em: 20/01/2016 08:09 Atualizado em:

O Ministério Público de Pernambuco conseguiu na Justiça um mandado de busca e apreensão na fazenda Maracaípe, em Ipojuca, depois que integrantes da Associação dos Jangadeiros que promovem passeios turísticos no Pontal de Maracaípe e Porto de Galinhas denunciaram ameaças sofridas por meio de arma de fogo por um suposto proprietário. O MPPE convocou reunião para hoje às 9h, na sede da Promotoria de Justiça em Ipojuca, para tentar apaziguar o conflito. 

Os desentendimentos começaram desde o início do ano. No mandado de busca foi apreendida na fazenda uma espingarda calibre 38 e 50 munições. 

O promotor Jorge da Silva informou que o mandado foi uma medida preventiva para evitar que o conflito se agrave. “O Ministério Público precisa agir como pacificador. Além de fomentar uma saída para o conflito em um local onde o turismo é a fonte de renda de cerca de 40 famílias de jangadeiros, que utilizam o mangue e o rio para o sustento.”

Além do suposto proprietário do local e dos jangadeiros, foram convidados para a reunião os promotores de Justiça Criminal de Ipojuca e de Defesa do Meio Ambiente, além de representantes da Prefeitura, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal, Projeto Hipocampus e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL