Luta Mulheres se unem pelo fim da violência Secretaria da Mulher iniciou uma campanha de conscientização contra qualquer tipo de agressão ao sexo feminino

Publicado em: 26/11/2015 11:30 Atualizado em:

Crimes Violentos Letais Intencionais contra a mulher cresceram 4% em 2015. Foto: Blenda Souto Maior DP/D.A Press
Crimes Violentos Letais Intencionais contra a mulher cresceram 4% em 2015. Foto: Blenda Souto Maior DP/D.A Press

“Somos muitas. Somos fortes pelo fim da violência”. No Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, celebrado ontem, as mulheres do Recife foram convocadas para lutar, juntas, contra a opressão, em uma campanha publicitária que começou a ser veiculada pela cidade. Idealizada pera Secretaria da Mulher, a ação faz parte de uma série de atividades que acontecerão, até o próximo dia 10 de dezembro, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Diferentemente dos anos anteriores, quando mulheres vítimas de violência e com histórias de superação eram convidadas a participar da campanha, neste ano a iniciativa focou no empoderamento da mulher, através da participação em programas realizados pela própria secretaria. As mulheres representam também lideranças dos bairros da cidade. 

“A campanha implica dizer que somos muitas, somos a maioria da população brasileira e recifense, e somos fortes contra a violência porque nós mulheres precisamos nos fortalecer. Nosos objetivo é manter a nossa mobilização. A sociedade como um todo deve se envolver no processo da campanha como um caminho de construir uma sociedade mais justa”, explicou a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho.
Neste ano, 37 mulheres foram assasinadas em Pernambuco até o dia 19 de novembro.
O mesmo número registrado em todo o ano passado, o que pode implicar em um aumento do percentual em 2015. Apesar do número de lesão corporal e estupro praticado contra elas ter diminuído neste ano em todo o estado, o de Crimes Violentos Letais Intencionais está 4% maior.

Durante os 16 dias de ativismo, o Recife terá mais de 100 ações realizadas em diversas comunidades. Hoje, às 7h, equipes irão distribuir material informativo nas estações Joana Bezerra e Central do Metrô. Às 16h, ocorrerá ainda a posse das novas conselheiras da Mulher do Recife, no Forte das Cinco Pontas. A programação inclui também seminários em escolas, cursos profissionalizantes e cine debates.

Itinerante
A Polícia Civil de Pernambuco tem agora uma unidade móvel destinada a ampliar e integrar as ações de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra mulher. O veículo, apresentado ontem, completamente equipado, será utilizado na promoção de campanhas educativas e em difundir o atendimento especializado onde não existam Delegacias Especializadas da Mulher.
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL