Meteorologia

Alerta de chuva da Apac vale até hoje; veja cidades com mais precipitações em 24 horas

Na noite de segunda (6) e madrugada desta terça (7) choveu muito em algumas localidades. Ruas ficaram alagadas

Publicado em: 07/05/2024 07:09 | Atualizado em: 07/05/2024 10:27

Rua ficou alagada no Recife  (Foto: Ruan Pablo/DP)
Rua ficou alagada no Recife (Foto: Ruan Pablo/DP)
A chuva registrada  em Pernambuco na noite de segunda (6) e na madrugada desta terça (7) deixou ruas alagadas e provocou problemas em estações do Metrô, que apresentaram goteiras.
 
As precipitações foram motivo de alerta feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que vale até o fim da note desta terça. 
 
Segundo a agência, até as 6h30 desta terça, São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, foi a cidade mais afetada.  O acumulado em 24 horas chegou a 96,7 milímetros. 
 
Na lista de municípios mais afetados também aparecem Tamandaré, na mesma região (82,9 mm), e Barreiros, na Mata Sul ( 72,6 mm).
 
No Grande Recife, o maior acúmulo de chuva foi registrado em Paulista (66 mm) e Olinda (58 mm). 
 
Na manhã desta terça, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que havia pontos de alagamentos em diversas ruas e avenidas da cidade.

Confira alguns pontos de alagamento reportados pela CTTU:

  • 9h28: ponto de alagamento na Av. Eng. Abdias de Carvalho com a Rua Delmiro Gouvêia - Praça da Chesf, no Bairro de San Martin;
  • 7h45: ponto de alagamento na Av. Sul na altura da empresa Alumiaço deixando o trânsito lento;
  • Às 5h Rua Imperial sentido subúrbio com pontos de alagamento na faixa da direita.
 
Alerta 
 
Na segunda, a Apac fez alerta para pancadas de chuvas de moderadas a fortes em regiões do Estado. 
 
O aviso vale para as seguintes áreas:
 
Grande Recife
Zona da Mata
Agreste. 

Segundo o alerta, Pernambuco está em estágio de "Atenção". 

Nas redes sociais, a Apac disse que a meteorologia aponta a "aproximação de um sistema meteorológico (Distúrbio Ondulatório de Leste)".
 
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.0813400.
 
A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Encontro

Nesta terça, será realizada a Reunião Governamental sobre ações Integradas da Operação Inverno 2024. 
 
Promovido pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o evento é mais uma ação preventiva realizada pelo Governo do Estado.
Ele reunirá os coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil de cidades da Região Metropolitana do Recife, do Agreste, da Zona da Mata Sul e Norte.

Na ocasião será divulgada a operacionalização do fluxo de acionamento do gabinete de crise, como também haverá palestras sobre a preparação para o período chuvoso com a Agência Pernambucana de Águas e Clima. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e do Centro Integrado de Operações e Defesa Social também vão palestrar.

Estarão presentes para planejar, organizar e definir as atividades relacionadas à gestão de desastres, órgãos e entidades da esfera Federal, Estadual e Municipal. O objetivo é fortalecer as responsabilidades específicas a cada integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil
 
Ele deverá começar nesta segunda-feira, de forma mais isolada, se intensificando na madrugada e ao longo da terça-feira. 
 
"Os modelos indicam que o sistema deverá atuar mais na região da Mata Sul e Agreste Meridional devido seu deslocamento mais ao Sul do Estado, porém, devido o nível de risco e possibilidade de atingir algumas áreas mais ao norte, o aviso foi estendido para o Litoral", firmou.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL