Homenagem Crucifixo instalado na PE-60 lembra vítimas de acidentes de trânsito Monumento de quase 20 metros foi construído com carcaças de seis carros envolvidos em acidentes

Publicado em: 14/11/2015 15:04 Atualizado em: 14/11/2015 16:29

Divulgação
Divulgação
Para lembrar as vítimas de acidente de trânsito em Pernambuco, neste sábado, foi fincada na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, uma cruz produzida com a lataria de veículos. Instalado às margens da PE-60 em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, o crucifixo automotivo chamou a atenção de quem passou pela área. O monumento de aproximadamente 20 metros de altura é o primeiro da Região Metropolitana do Recife – RMR, foi criado com 6 carros parcialmente destruídos após graves acidentes. No alto do crucifixo, restos de motocicletas são símbolos dos acidentes sofridos por pilotos.

Além da instalação do crucifixo, técnicos da coordenação de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realizaram uma blitz educativa, distribuindo panfletos, lembrando os motoristas o respeito às leis de trânsito. A ação acontecerá novamente na manhã deste domingo. O dia 15 de novembro é dedicado à memória das milhões de pessoas feridas, mutiladas ou que foram mortas em decorrência de acidentes de trânsito.

O diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, chama a atenção para a sociedade, sobre as atitudes nas vias públicas. “Precisamos, definitivamente, nos conscientizar de que somente um trânsito seguro, humano e responsável vai garantir a queda nos números de vítimas. Acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Não adianta só autuar ou apreender veículos, temos que partir para o trabalho, educando os futuros condutores nas escolas, capacitando professores, que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”, destacou.

Ribeiro lembrou ainda que, em 2014 foram registrados cerca de 45.916 acidentes de trânsito no Estado, sendo 34.288 com motos (75%), com incidência de acidentes ocorrendo entre 17hs e 20hs, representando 23% do total, seguido do período da tarde com 21%. No Brasil, as vítimas são jovens entre 18 a 34 anos (52%), do sexo masculino (75%).

A ação realizada em Gaibu contou com a participação da Secretaria das Cidades, Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Instituto SER Educacional - Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Clube de Motos e Associação de Vítimas de Trânsito. “Homenagear essas vítimas é muito importante, já que se trata de um dia que marca a lembrança das pessoas que perderam suas vidas no trânsito”, diz o coordenador do Instituto SER Educacional, Sérgio Murilo. A data foi instituída em 2005 pela Organização das Nações Unidas – ONU, em solidariedade ao sofrimento e à dor da perda de familiares e amigos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL