Aniversário
Os 103 anos da UFRPE
Por: Thais Arruda - Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/10/2015 20:03 Atualizado em:
![]() | |
Foto: Cecília de Sá Pereira/Esp. DP/D.A. Press |
A UFRPE surgiu em 3 de novembro do mesmo ano, quando um grupo de beneditinos se uniu para realizar o sonho de investir na educação superior voltada para a àrea do campo. A primeira Aula Inaugural das Escolas de São Bento foi realizada em 1º em fevereiro de 1914, após curso preparatório que envolveu uma equipe de monges-professores e futuros alunos.
A proposta educacional tinha como principal objetivo estimular nos jovens pernambucanos o gosto pelas atividades agropastoris, favorecendo a economia regional com a atividade. Daquela forma, seria possível atender aos anseios republicanos da época e dar visibilidade ao Mosteiro. Após mais de um século de história, a universidade ocupa lugar de destaque em formação de profissionais, realização de pesquisas de ponta e promoção de atividades de extensão em Pernambuco. Os beneditinos permaneceram na direção até 1936, época da estatização da Escola Superior de Agronomia São Bento, uma vez que a Escola Superior de Medicina Veterinária havia encerrado suas atividades em 1926. Com a Estatização, novos caminhos foram trilhados, agora sob a regência do Estado, e a Escola recebeu nova denominação: Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP).
A UFRPE conta atualmente com unidades acadêmicas espalhadas por Dois Irmãos, Garanhuns, Serra Talhada, Cabo de Santo Agostinho, além de cursos de educação a distância. São 54 cursos de graduação e 48 de pós-graduação na instituição que possui comunidade universitária de cerca de 18 mil estudantes, mais de 1200 professores e mais de mil técnicos-administrativos. A comemoração continua na terça-feira, a partir das 14h, para solenidade de homenagem aos servidores da UFRPE aposentados no ano de 2015 e concerto comemorativo com o Coro da universidade. No turno da noite, às 19h, a programação é ilustrada pela palestra UFRPE: 103 Anos de História Transformando Vidas, a ser ministrada pela reitora e professora Maria José de Sena. Para terminar a noite haverá corte e degustação do bolo de aniversário centenário.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS