Sexta-Feira Recife comemora Dia do Baobá

Publicado em: 16/06/2015 14:35 Atualizado em:

No Recife, 13 baobás são tombados. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
No Recife, 13 baobás são tombados. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Baobá e no Recife a data será marcada por atividades especiais. O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, com o apoio da Universidade Federal da Bahia e do College of Charleston, na Carolina do Sul (EUA) vai promover uma série de atividades na ,Escola Estadual Olindina Alves Semente, no bairro do Barro, no Recife , sob o tema “Entre a Antropologia, a Educação e a História: contos e encontros propiciados pelos baobás recifenses”. 
As atividades são oferecidas aos estudantes da unidade, mas qualquer pessoa pode acompanhar o Roteiro dos Baobás, no dia 19. Já no dia 22 a palestra ministrada pelo antropólogo jamaicano John Rashford será aberta ao público. Haverá tradução da doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cláudia Barreto. 

O Dia do Baobá é comemorado desde 2005 e homenageia a arvore que possui mais exemplares tombados pelo município. 

A árvore possui importância antropológica, sobretudo junto à militância negra pernambucana, além de ocupar espaços em segmentos culturais, como literatura e teatro. 

Confira a programação:

Sexta-feira (19)
Roteiro dos Baobás
Participação: Cledson Lima (professor de História da Escola Olindina Alves Semente), John Rashford e Cláudia Barreto

Segunda-feira (22), às 10h30
Palestra aberta ao público: “As razões para a disseminação do baobá africano no continente americano”

Local: Escola Olindina Alves Semente (Rua Paulo Afonso, s/n, Barro, próxima aos cemitérios do Barro e à estação do metrô Barro, telefone 3251.6391)


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL