Agreste Compesa lança edital para obras de esgotamento sanitário em Garanhuns Atualmente, a cidade possui cerca de 36 km de rede de esgoto implantado nos anos 2000

Publicado em: 07/05/2015 17:57 Atualizado em:

O município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, está prestes a receber obras da primeira etapa de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca). O anúncio foi feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta quinta-feira. O edital de licitação prevê a implantação de 25.363 metros de rede coletora e de 57.351 metros de redes condominiais, além da conclusão da estação elevatória (unidade de bombeamento) e da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 

De acordo com a Compesa, quando estiver em funcionamento, a ETE removerá de 90% a 95% da carga orgânica e eliminará, praticamente, 100% de coliformes fecais do esgoto coletado. A primeira etapa da obra, prevista para iniciar no segundo semestre deste ano, terá dois anos de duração, custará R$ 30 milhões e beneficiará, até 2036, 35 mil habitantes.

Sistema de esgotamento
Gravatá possui hoje cerca de 36 km de rede de esgoto, implantada nos 2000 através do projeto Alvorada, financiado pelo Programa PASS - BID, da Secretaria de Saúde do Estado, mas que não entrou em operação. Com o início das obras da primeira etapa, o objetivo da Compesa é viabilizar o funcionamento dessa rede já existente, por meio de correções e complementações dos componentes implantados, já que a mesma corresponde a cerca de 30% da área urbana da cidade.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL