Mobilidade Chuvas inundam o Túnel de Abolição

Publicado em: 28/05/2015 08:03 Atualizado em: 28/05/2015 13:29

Motoristas, impedidos de seguir o trajeto, enviaram imagens do local para o Facebook do Diario de Pernambuco. Foto: Reprodução/ Facebook
Motoristas, impedidos de seguir o trajeto, enviaram imagens do local para o Facebook do Diario de Pernambuco. Foto: Reprodução/ Facebook
O Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, amanheceu inundado após as chuvas que atingem o Recife desde a madrugada desta quinta-feira. Motoristas, impedidos de seguir o trajeto, enviaram imagens do local para o Facebook do Diario de Pernambuco. De acordo como gerente de Obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, o alagamento foi consequência de um ato vandalismo. A caixa que controla as duas bombas de sucção teria sido desligada na noite de quarta-feira, fazendo com que a água deixassse de ser puxada e possibilitando a inundação.

Um portão provisório para proteger o o sistema de acionamento das bombas e válvulas deve ser providenciado. As bombas foram religadas e o tráfego no local foi liberado para carros e motos. Por volta das 11h, a água já havia secado e o trânsito liberado.

No entanto, a secretaria não pôde garantir que não houve risco de danos à estrutura. A presença de um lençol freático não previsto e que teria dificultado a conclusão da obra, seria a causa inicial do acúmulo de água.

Imagens das câmeras de segurança podem ajudar a identificar os responsáveis, que responderão criminalmente pelo ato. Denúncias podem ser feitas ao Disque-Denúncia pelos telefones (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no Interior do Estado.

Também é possível repassar informações ao site da central, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

Obras -
As obras do túnel, iniciadas em 2013, foram liberadas no dia 12 de abril deste ano. A inauguração foi adiada por seis vezes. Os trabalhos, orçados em R$ 16 milhões, fazem parte do Corredor Leste/Oeste e do pacote de mobilidade para a Copa do Mundo.

O trânsito ficou complicado na área. Foto: Reprodução/ WhatsApp
O trânsito ficou complicado na área. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Dias após a inauguração, o túnel apresentou infiltrações nas paredes internas, que preocuparam especialistas. Uma comissão formada por três órgãos recomendou a injeção de resinas de poliuretano nos vazios das paredes internas, por onde a água escorre. Cerca de 800 litros de resina de poliuretano foram injetados para estancar a água, num trabalho de impermeabilização.






Com a obra de mobilidade urbana, uma média de 8.250 veículos passam no cruzamento entre a Real da Torre e a Rua Benfica por hora. Antes, a média era de 4.620 carros por hora.

 

 

O atraso na entrega da obra trouxe reflexos para o trânsito e a economia do bairro. O assunto chegou a ser discutido em audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife. O prejuízo no comércio local foi reconhecido pela Secretaria das Cidades.

 



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL