Infrações Alerta amarelo em trânsito vermelho O excesso de velocidade está no topo da lista das infrações de trânsito dos motoristas pernambucanos

Publicado em: 02/05/2015 17:15 Atualizado em:

A Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em pleno feriado do Dia do Trabalho, foi palco do lançamento da campanha Maio Amarelo, movimento mundial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) 2011, para promover a segurança no trânsito. Em Pernambuco, em 2014, foram quase 46 mil acidentes de trânsito e, desses, cerca de 75% envolveram motocicletas. As ações educativas com a distribuição de materiais educativos ocorreram no 2º Jardim do bairro e em bares da Zona Sul do Recife. A ideia é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas do trânsito e promover a conscientização.

As blitze educativas acontecem durante todo o mês de maio no Recife, na região metropolitana e no interior do estado. Elas são promovidas pelo Departamento de Trânsito em Pernambuco (Detran-PE) e pela Secretaria estadual das Cidades. “Esse projeto tem como foco mobilizar as pessoas para discutir os motivos que levam a tantos acidentes de trânsito na tentativa de reduzir os índices”, explica o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

Segundo ele, as atividades são realizadas por voluntários, funcionários públicos dos órgãos de trânsito e destinadas não apenas aos motoristas como a ciclistas, pedestres e sobretudo motociclistas. No dia 8, as ações serão realizadas junto aos motofrentistas. Durante as blitze, que têm um caráter educativo, serão observados os documentos do veículo e do condutor e a utilização de itens de segurança obrigatórios.

“Caso o agente perceba alguma infração, o usuário será punido. O cidadão precisa refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, como pedestre, como ciclista e como motociclista”, lembra Ribeiro. Ainda segundo ele, para mobilizar a sociedade é preciso investir em educação e conscientização.

De acordo com a coordenadora de educação no trânsito do Detran-PE, Luciana Carvalho, investir em educação é mais eficiente do que punir, sobretudo em relação aos novos motoristas. “Quando vamos analisar os dados, percebemos que boa parte das multas são reincidentes, sobretudo as infrações de excesso de velocidade. Ou seja, doeu no bolso do usuário mas ele voltou a cometer as mesmas infrações”, diz Carvalho.

Segundo ela, para além do Maio Amarelo, muitas ações têm sido realizadas em escolas e direcionadas a crianças e adolescentes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL