Protesto Ônibus e carro de som de professores são interceptados pela PRF, diz sindicato Um coletivo foi abordado em Abreu e Lima, sendo liberado após uma vistoria de 40 minutos. O carro de som foi proibido de se aproximar do local da solenidade

Publicado em: 28/04/2015 11:03 Atualizado em: 28/04/2015 15:41

Em greve há 16 dias, os professores da rede estadual de ensino em Pernambuco realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira, durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado. Dilma participa da inauguração da Fábrica da Jeep, em Goiana. A ideia era entregar um documento à presidente, com as reivindicações da categoria. A principal delas é o cumprimento da Lei do Piso, que garante o reajuste de 13,01% nos salários de todos os professores da rede estadual, e não apenas para os profissionais de ensino médio.


No entanto, os manifestantes não tiveram acesso à presidente. "Acreditamos que, ao chegar de helicóptero, ela tenha visto a nossa mobilização, que foi grande, com cerca de cem pessoas", conta o assessor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Everson Teixeira. Até chegar ao segundo acesso da fábrica, os manifestantes enfrentaram alguns obstáculos.
Dos dois ônibus lotados de professores, um foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal em Abreu e Lima, sendo liberado após uma vistoria que, de acordo com os passageiros,durou cerca de 40 minutos. Já o carro de som foi escoltado até o posto da PRF e proibido de se aproximar do local da solenidade. O segundo ônibus foi multado ao estacionar em um descampado às margens da BR-101. Ainda segundo os manifestantes, os veículos tiveram que ser estacionados num local distante da indústria. "De nossa parte, o movimento foi pacífico, não houve confronto", acrescenta Everson.

 

Everson Teixeira/Divulgação
Everson Teixeira/Divulgação
De lá, os professores da rede estadual seguiram para outro protesto, desta vez na Escola Técnica Aderico Alves de Vasconcelos, em Goiana. A categoria preparou um calendário de atividades. Amanhã, os professores se reúnem a partir das 7h na frente do Centro de Convenções, parao Seminário Todos por Pernambuco. Na próxima quinta-feira, haverá novo encontro dos professores na frente da Assembleia Legislativa, às 14h, para rediscutir os rumos da paralisação. Em seguida, eles partem em caminhada pelo Dia Nacional de Luta e Defesa pela Educação Pública.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL