À Manivela Há 65 anos era instalado o primeiro semáforo do Recife Instrumento mais modermo do mundo na época foi instalado no cruzamento da Rua da Aurora com a Conde da Boa Vista

Publicado em: 27/04/2015 12:00 Atualizado em: 27/04/2015 11:44

 (Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)

No dia 27 de abril de 1950, há 65 anos, o Diario de Pernambuco noticiava: Inaugurado o primeiro sinal automático luminoso. Foi no cruzamento da Rua da Aurora com a Conde da Boa Vista, na cabeceira da Ponte Duarte Coelho, que autoridades do município se reuniram ao som de um conjunto musical, para comemorar a chegada do instrumento tecnológico de controle do tráfego, instalado onde, dois anos depois, começaria a funcionar o Cinema São Luiz.

Tratava-se da mais moderna ferramenta de controle de trânsito do mundo e, assim como hoje, as luzes indicavam se os carros deveriam seguir ou parar. Para operar o instrumento à manivela, no entanto, um guarda da Polícia Militar foi nomeado e, manualmente, acendia e apagava as luzes que orientavam os poucos motoristas da época.

"Bem depois disso o sinal começou a funcionar com um interruptor na parede, que também precisava de uma pessoa operando. Depois foi evoluindo, virou eletromecânico e assim funcionou por um longo tempo, até mais ou menos o início dos anos 2000, quando tornou-se eletrônico e pode ser operacionalizado remotamente", explica o gerente de sinalização semafórica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Nelson Araújo, que atua na área há 23 anos.

Depois de quase duas décadas presente apenas nos grandes corredores de circulação, o sistema popularizou-se por volta dos anos de 1980 e hoje são 649 semáforos ativos na cidade, sendo 379 para veículo e 270 para pedestre.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL