SUP Felicidade entre o remo e a prancha Stand up paddle atrai cada vez mais pernambucanos que querem contato com a natureza através de um esporte que não tem restrição física nem de idade

Por: Érica de Paula - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/03/2015 16:00 Atualizado em: 28/03/2015 01:25

Na praia de Candeias, o instrutor Jota Neves dá aulas de SUP há cerca de dois anos (Allan Torres/DP/DA Press)
Na praia de Candeias, o instrutor Jota Neves dá aulas de SUP há cerca de dois anos

Para muitas pessoas, o contato com a natureza é uma filosofia de vida e praticar uma atividade no mar representa mais que um simples exercício. Entre os amantes dos esportes náuticos, a paixão mais recente é o stand up paddle (SUP, para os íntimos), que chegou de vez a praias como Candeias, em Jaboatão, e Maracaípe, em Ipojuca.

Criado no Havaí na década de 1960, é um dos esportes que mais cresce no mundo, segundo a Confederação Brasileira de SUP (CBSUP). Por não ter restrições de idade ou tipo físico, a modalidade tem atraído adeptos de diferentes perfis, que passam horas remando em cima da prancha.

A psicóloga Luciana Lucena, 36, conheceu o esporte através do irmão e o pratica há pouco mais de um ano. “Meu irmão faz kite surf e viu no SUP uma opção para dias sem vento. Fui um dia com ele e não consegui mais parar.” Depois de encerrar seu primeiro dia, encomendou sua prancha. “O contato com a água me tranquiliza.”

O comerciante Jota Neves, 46, é professor na Escola de Stand Up Paddle de Pernambuco. É o único instrutor regulamentado pela CBSUP. Ele dá aulas na praia de Candeias há cerca de dois anos, com o irmão Jean.

No meio da conversa, um banhista questiona se uma pessoa na faixa dos 50 anos e com mais de 100 kg pode fazer SUP. “Sem dúvida. Ficando em pé e tendo força para remar, não há problemas”, afirmou Jota.

Matheus Gomes, filho de Jota, tem 11 anos, e terminou em 2014 no 5º lugar do ranking brasileiro de SUP Kids. “Meus amigos preferem esportes com bola, mas eu gosto  de stand up”, disse.

Érica de Paula/DP/DA Press (Em Maracaípe, as pranchas podem ser alugadas)
Érica de Paula/DP/DA Press

As aulas podem ser feitas em qualquer dia da semana, na maré baixa. Jota e Jean também promovem passeios de SUP pelo Rio Capibaribe, Barra de Jangada, Carneiros e Maracaípe, entre outros locais.

Em Maracaípe, pode-se alugar uma prancha no SUP Maraca e praticar o esporte em meio a uma paisagem inspiradora. “O SUP me proporcionou uma conexão entre a natureza e meu eu. Além dos benefícios que a prática traz à saúde, é um esporte fácil, que proporciona concentração, equilíbrio e paz interior”, diz a funcionária pública Rhayssa Lima, 25.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL